fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0
Quarta-feira, 5 Junho 2019

Joana Bértholo

Joana Bértholo tem um percurso iniciado nas artes plásticas e no design de comunicação (na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa), passando pela investigação académica (doutorada em estudos culturais, na Alemanha) e dedica-se à escrita: para livro, para palco, e ao seu ensino.

Os seus romances, livros de contos e um livro infantil estão publicados pela Caminho; tendo outros textos noutras editoras, e em antologias várias, com realce para a Prado e a Dois Dias Edições. O romance «Diálogos para o Fim do Mundo» recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e «O Museu do Pensamento» foi considerado pela Sociedade Portuguesa de Autores e pelo Festival Literário de Fátima o melhor livro infanto-juvenil de 2018.

Para os palcos, escreveu peças para duas edições do Festival Teatro das Compras, nas lojas históricas da baixa de Lisboa, com direcção de Giacomo Scalisi. Desde 2013 que colabora em diferentes espectáculos dando apoio à dramaturgia em criações de autores tão diferentes quanto Madalena Victorino e Pedro Salvador, Raquel Castro («O Olhar de Milhões»), Cláudia Andrade («Para Vós»), Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira («Lusco-Fusco»). A sua primeira peça longa («Quarto Minguante») esteve em cena no TNDMII em 2018, ano em que assinou a dramaturgia de «Insuflável», de João de Brito. Em 2019 foi agraciada com a Bolsa de Criação (dramaturgia) da DGLAB.

Para saberes mais sobre ela, espreita aqui:

www.unscratchable.info

www.instagram.com/joanabertholo

Fotografia de capa de Tiago Fezas Vital

Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.
Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap