fbpx
Quarta-feira, 5 Junho 2019

Joana Bértholo

Joana Bértholo tem um percurso iniciado nas artes plásticas e no design de comunicação (na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa), passando pela investigação académica (doutorada em estudos culturais, na Alemanha) e dedica-se à escrita: para livro, para palco, e ao seu ensino.

Os seus romances, livros de contos e um livro infantil estão publicados pela Caminho; tendo outros textos noutras editoras, e em antologias várias, com realce para a Prado e a Dois Dias Edições. O romance «Diálogos para o Fim do Mundo» recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e «O Museu do Pensamento» foi considerado pela Sociedade Portuguesa de Autores e pelo Festival Literário de Fátima o melhor livro infanto-juvenil de 2018.

Para os palcos, escreveu peças para duas edições do Festival Teatro das Compras, nas lojas históricas da baixa de Lisboa, com direcção de Giacomo Scalisi. Desde 2013 que colabora em diferentes espectáculos dando apoio à dramaturgia em criações de autores tão diferentes quanto Madalena Victorino e Pedro Salvador, Raquel Castro («O Olhar de Milhões»), Cláudia Andrade («Para Vós»), Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira («Lusco-Fusco»). A sua primeira peça longa («Quarto Minguante») esteve em cena no TNDMII em 2018, ano em que assinou a dramaturgia de «Insuflável», de João de Brito. Em 2019 foi agraciada com a Bolsa de Criação (dramaturgia) da DGLAB.

Para saberes mais sobre ela, espreita aqui:

www.unscratchable.info

www.instagram.com/joanabertholo

Fotografia de capa de Tiago Fezas Vital

Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE

Entrevistas 15.Abr.2021

Novo disco dos Unsafe Space Garden “tem a seriedade de uma meditação guiada”

Bro, You Got Something In Your Eye. Este é o título do terceiro trabalho dos Unsafe Space Garden, que é editado dia 23 de abril pela Discos de Platão. A…

Do Gerador 14.Abr.2021

Segue-nos no LinkedIn e descobre os projetos de jornalismo, cultura e educação que o Gerador está a desenvolver

Já segues a página do Gerador no LinkedIn? Se ainda não, então talvez esteja na altura de o fazeres para ficares a par das novidades dos projetos que estamos a…

Conversas Centrais 14.Abr.2021

Conversas Centrais | Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?

Hoje, dia 14 de abril, às 19h00, não percas mais uma edição das Conversas Centrais no site Gerador sobre Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?, com Ana Ferreira Martins, do Conselho de…

Agenda 14.Abr.2021

Galeria Underdogs reabre com exposições de Add Fuel e Halfstudio

A Galeria Underdogs, em Lisboa, reabre com as exposições de Add Fuel e Emanuel Barreira e Mariana Branco, do Halfstudio. "Chronos Redux" e "We Still Have a Dream" podem ser visitadas até 22…

Notícias 14.Abr.2021

"A Beleza Vai Mudar O Mundo": primeiro single de Soraia Tavares apela à tolerância na diferença

"Porque mudar o mundo, não é num segundo", é a frase que lança o refrão do primeiro original de Soraia Tavares, o single "A Beleza Vai Mudar". A atriz e…

Agenda 14.Abr.2021

O papel das artes na transição digital em debate no Serralves S+T+Arts Talks

É já hoje que tem início o novo ciclo de conversas intitulado Serralves S+T+Arts Talks, a iniciativa da Fundação Serralves que quer fomentar a discussão e “estimular a relação entre arte,…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Copy link
Powered by Social Snap