Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Miguel Ponte

Miguel Ponte nasceu em Faro. Começou por integrar grupos de teatro escolar e universitário com…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Miguel Ponte nasceu em Faro. Começou por integrar grupos de teatro escolar e universitário com Ana Oliveira, Marcantonio del Carlo (ArTeC-FLUL) e Marina Albuquerque (GTN) e fundou o grupo Tubo de Ensaios, na FFUL. Já na Escola Superior de Teatro e Cinema Licenciou-se em Teatro – Actores, e teve oportunidade de trabalhar com Jean Paul Bucchieri, Francisco Salgado, Carlos Pessoa, Maria Sequeira Mendes, entres outros, abordando autores tão variados como Tchékhov, Brecht, Shakespeare, Beckett e Pirandello. Paralelamente, fez formações com Miguel Loureiro, João Fiadeiro, Gonçalo M. Tavares, Patrícia Portela e José Maria Vieira Mendes.

Foi actor e assistente de encenação de Ricardo Neves-Neves no espectáculo Sebastião e Sebastiana e desenvolveu dois espectáculos para o Teatro Rápido, Folhas e não Credos e Nu Palco. Em 2017 criou também o o espectáculo Umbra, para a Ignição Gerador, nas Caves do Liceu Camões. Co-escreveu o espectáculo Mundo Novo, d’Os Possessos, a estrear no fim de Junho ‘18 no Grande Auditório da Culturgest. Tem colaborado com o Teatro da Garagem tanto a nível performativo, onde se destaca o ciclo Depois de Babel, como a nível de projecto educativo, encenando e escrevendo a peça Ceci n'est mas une galeria para o Grupo de Teatro Sénior da Garagem.

Em Cinema destacam-se as participações nas longas-metragens Soldado Milhões, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa (RTP/Ukbar Filmes) e Tábuas com História, de Marcantonio del Carlo (MShow).

É membro fundador do Bestiário, colectivo que estreou o seu primeiro espectáculo, Atmavictu - sopro de vida, no Ciclo Try Better Fail Better ’18 do Teatro da Garagem após uma residência artística de dois anos no Teatro Taborda. O Bestiário recebeu recentemente o apoio da Fundação GDA para o próximo projecto, Umbra, a estrear em Fevereiro de 2019.

Para saberes mais sobre ele espreita aqui:

https://www.facebook.com/BestiarioAssociacao/

https://www.youtube.com/channel/UCPN7OzIIf8CD2OW74j253Vg

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Julho 2026

“Por um fio”, ou os desafios ambientais e sociais da Contextile 2026

3 Julho 2026

OASis Lisboa: participa em criações comunitárias com artistas

3 Julho 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

2 Julho 2026

Dia 17 de julho pensamos a perda de direitos em voz alta

1 Julho 2026

Print Pause Lisboa: candidata-te e descobre os primeiros editores confirmados

1 Julho 2026

Mariana Alvim convida Madalena Sá Fernandes para clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora

30 Junho 2026

Uma mesquita digna para o Porto

29 Junho 2026

RTCP: consentimento Produção – Níveis intermédio e avançado

29 Junho 2026

RTCP: consentimento Higiene, segurança no trabalho e prevenção de risco em Sala de Espetáculo

29 Junho 2026

Em Beco sem Saída, a arte de um grupo de mulheres mistura-se com as suas dores

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0