Ba[p]tismo de Terra, um documentário de Vanessa Ribeiro Rodrigues, foi distinguido no Hollywood Women’s Film Institute pela sua fotografia, em Los Angeles, numa cerimónia em que a realizadora e jornalista esteve presente. O filme que fala sobre a emigração portuguesa para o Rio de Janeiro conta estórias de diferentes gerações e será também exibido no dia 26 de junho no Vesuvio Park, em Nova Iorque.

Partindo do livro do escritor português Ferreira de Castro, “Emigrantes”, Ba[p]tismo de Terra leva para a tela a memória de vários casos de emigração luso-brasileira. Mais ou menos antigas, as narrativas dos protagonistas são  um reflexo da portugalidade no Brasil e dos cruzamentos entre culturas. 

1#Trailer Baptismo de Terra|Luso-brasileiros

Histórias inspiradoras sobre a e/imigração portuguesa no Rio de Janeiro, realizado/dirigido por Vanessa Rodrigues. Cruzando várias gerações da diáspora portuguesa, este filme resgata a memória não só das várias histórias de sucesso da emigração lusa, como também cria um documento visual sobre a Portugalidade na cidade maravilhosa. Facebook: facebook.com/batismodeterra Site: batismodeterra.atavist.com/ e-mail: batismodeterra@gmail.com Apoios: Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e Grupo AB; Apoios institucionais: Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Instituto Camões, Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria; Apoios locais: Grupo Avant, Rio Internacional PortoBay e Botequim Itahy; Parceiros Locais: Tipiti Soluções Culturais, Peixe Voador, Natasha Arts, Rio Film Comission;

Publicado por Baptismo de Terra em Terça-feira, 24 de julho de 2018

Ba[p]tismo de Terra foi apoiado, entre outros, pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e pelo Grupo AB

O filme realizado por Vanessa Ribeiro Rodrigues, que estreou em 2017, já foi exibido em várias cidades portuguesas e brasileiras, bem como em Moçambique, com o apoio da embaixada do Brasil em Maputo. Entre as distinções que foi recebendo, às quais se junta agora a do Hollywood Women’s Film Institute, estão a Menção Especial de TV do Festival de Cinema de Avanca, Melhor Documentário no ART & TUR - International Tourism Film Festival, Melhor Banda Sonora no Festival Terres Catalunya e Melhor Realizadora pelos Cinematography Awards.

Em setembro de 2018, a realizadora foi ainda distinguida com o Troféu Cristo Redentor pela Alap Paranapuã - Academia de Letras e Artes do Paranapuã, pelas iniciativas culturais que ligam o Brasil e Portugal, nas quais se inclui o documentário Ba[p]tismo de Terra.

Vanessa Ribeiro Rodrigues é realizadora de cinema documental, jornalista e professora universitária. Atualmente a colaborar de forma independente com diferentes órgãos de comunicação social, Vanessa recebeu uma menção honrosa da UNESCO em 2015 com a sua reportagem para a TSF Palestina, diários de um lugar incerto. Recentemente publicou “Ala Feminina”, um livro que conta estórias de uma colombiana, uma romena, uma angolana, uma venezuelana, uma uruguaia, três brasileiras e nove portuguesas reclusas, questionando que mistérios da condição da mulher pode a sua reclusão revelar.

Podes acompanhar a viagem do Ba[p]tismo de Terra, aqui

Texto de Carolina Franco
Still de Ba[p]tismo de Terra disponível via Facebook

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.