Nos dias 28, 29 e 30 de junho o Parque da Cidade do Barreiro vai receber a primeira edição do  “Jazz no Parque”, um evento com entrada gratuita que dá palco a figuras de destaque no jazz nacional e internacional. Mário Laginha, Ricardo Toscano e Bobo Stenson são alguns dos confirmados.

O evento organizado pela Câmara Municipal do Barreiro em parceria com a Escola de Jazz do Barreiro conta com concertos e oficinas de jazz abertas a todos, com propostas que vão das técnicas de improvisação à percussão corporal, aos jogos vocais e à composição em tempo real. 

O cartaz compõe-se com Bobo Stenson Trio (Suécia) e Sexteto de Jazz de Lisboa no dia 28, B/G Band da Escola de Jazz do Barreiro e Jakob Bro Trio (Dinamarca/EUA) no dia 29, e Eduardo Cardinho Quarteto, TGB e Ricardo Toscano Quarteto no dia 30.

Tomás Pimentel (trompete), Edgar Caramelo (saxofone tenor), Mário Laginha (piano), Mário Barreiros (bateria), Ricardo Toscano (saxofone alto) e  Francisco Brito (contrabaixo) integram o sexteto que atua no primeiro dia

“Este projeto pretende ser uma bandeira na área cultural”, diz Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, numa afirmação que é possível ler no comunicado de imprensa. “Trata-se de uma forma única de divulgar a nossa cultura”, reforça.

Jazz no Parque, criado este ano no Barreiro, pretende juntar músicos nacionais — com especial destaque aos do Barreiro — a músicos internacionais, criando um momento de partilha e reflexão a todos os habitantes do município e a todos os que lá se quiserem juntar.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Miti disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.