A 4ª edição do Beast International Film Festival, decorreu em streaming, de 24 a 28 de março. Os filmes vencedores já foram anunciados e podem ser vistos na plataforma Filmin.

A edição online do festival BEAST IFF, que este ano apresentou trabalhos de cineastas emergentes da Europa Central e de Leste, chegou ao fim. Durante os cinco dias do evento, foram apresentadas mais de 60 curtas e médias metragens, que competiram pelos prémios de Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Experimental, e foram promovidas diversas atividades especiais como performances, palestras e discussões sobre a industria cinematográfica. De visuais impressionantes a retratos sinceros, a Competição Oficial ofereceu uma perspetiva sobre o Novo Leste, com uma equipa de jurados com nomes como, Elsa Cerqueira, Irina Trocan, Pedro Ferreira, Rita Capucho e Anton Yaremchuk.

Os vencedores já foram conhecidos, e na categoria East Wave, a Menção Honrosa do Júri foi para o filme Nina, de Hristo Simeonov (Bulgária) e o EastWave Award foi para o filme SH_T HAPPENS, de Michaela Mihalyi e David Štumpf (República Checa). Na categoria Experimental Eas, a Menção Honrosa do Júri foi atribuída ao filme Maternity, de Nataliya Ilchuck (Ucrânia) e o prémio principal ao filme The Close River da polaca Marta Hryniuk. Na categoria Eat Doc, o filme A Cat is Always Female, de Martina Mestrovic and Tanja Vujasinovic (Croácia) ganhou a Menção Honrosa do Júri e, Pure Art, de Maksim Shved (Polónia), ganhou o East Doc Award.

O festival terá em breve, uma oferta on-site limitada, que estenderá a sua 4ª edição até o final de maio. Todos os filmes vencedores e a restante programação do festival estão disponíveis ao público, na plataforma VoD Filmin Portugal até ao dia 4 de abril.

Local: Online;
Horário: Até ao dia 4 de Abril;
Preço: Não disponível.
Fotografia do filme Pure Art cedida pelo Festival BEAST Internation Film Festival