O projeto de investigação internacional abre candidaturas para profissionais e teóricos da arte poderem concorrer a uma das três residências de produção que ocorrem em Karlsruhe, Tallinn e Tirana. As candidaturas terminam a 30 de abril.

Os parceiros Tallinn Art Hall, Tirana Art Lab Center for Contemporary Art, e o Hertz-Lab do ZKM I Center for Art and Media lançam o convite a todos os profissionais, artistas e teóricos que trabalham no campo da arte contemporânea da União Europeia e dos países Associados, a oportunidade de viver e trabalhar em Karlsruhe, Tallinn, ou Tirana durante cerca de dois meses.

Cada residência é totalmente financiada, incluindo viagens, alojamento, um subsídio, e custos de produção.

BEYOND MATTER é um projeto de investigação internacional, colaborativo e baseado na prática, que pensa a condição virtual na produção, curadoria e mediação de arte. Um dos seus objetivos é desenvolver soluções inovadoras para a documentação digital acessível e apresentação em rede de exposições que existem ou existiram no espaço físico.

Refletindo sobre a possibilidade de, futuramente, estes métodos de virtualização de exposições poderem ser utilizados por museus e galerias para documentar e “reavivar as suas exposições através de novas formas”, o projeto fornecerá uma base para o desenvolvimento dos aspetos museológicos e tecnológicos.

Sabe como te podes candidatar aqui.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.