fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“Bicho Mudo Viro Bicho”: 16 poetas e ilustradores lançam livro que é um ‘grito’ contra a precariedade

São de todo o país e juntaram-se para contestar a precariedade da cultura em Portugal. 16 poetas e ilustradores juntaram forças e materializaram o “grito” no livro "Bicho Mudo Viro Bicho", cujo conteúdo se foca nos anos 2020 e 2021.

De acordo com informação enviada ao Gerador, “o livro é uma iniciativa do Poemacto – um evento de poesia, que se tornou  “uma desconstrução do âmago” no dia 17 de fevereiro de 2020. Solange Pacífico, a poeta por detrás do Poemacto, juntou quinze artistas no final do ano de 2020 para criar um grito que se pudesse ler e reler, tornando-se numa peça intemporal”.

A lista de poetas é composta por Solange Pacífico (que também ilustrou a capa), Anomalias, Dela Mantra, Patrícia Nogueira, Luís Perdigão, Maria Caetano Vilalobos, Gabriela Abreu, Andreia Mateus, Martim Santos / Lágrima, Mariana Santos, Acílio Gala, Ana Claúdia Santos, Juliana Jardim, Isaac Jaló, Ricardo Reis, Tápê. Já as ilustrações ficaram a cargo de Juliana Jardim, Maria Vilalobos e Sara Almeida.

Fotografia via página oficial Poemacto

Apesar do curto período abordado, a intenção é que a obra se caracterize pela sua intemporalidade, de acordo com os autores, devido à “sua natureza sentimental face às adversidades físicas e psicológicas sentidas por cada um dos poetas durante um dos períodos mais solitários que a humanidade - pelo menos, a nossa - já experienciou”.

O prefácio ficou a cargo de Ivo Canelas, cuja obra também serviu de inspiração para os conteúdos.

“Virámos mudos e virámos bichos mas é unidos que apresentamos este livro - como um grito, um movimento urgente pela luta do fim da precariedade da poesia e cultura em Portugal. Pelo fim da precariedade emocional. Por um mundo onde vulnerável é sinónimo de coragem. Poesia tornada acção”, rematam.

A obra já está disponível e pode ser adquirida na loja online da Poemacto.

Texto de Sofia Craveiro
Fotografia de Jacob Jacobsson via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap