Face à atual situação de quarentena e às transformações que este período provoca, a Ci.CLO, organizadora da Bienal de Fotografia do Porto, convida artistas e a comunidade em geral a partilharem fotografias ou vídeos que reflitam sobre os desafios que se impõem.

Para esta iniciativa, a Ci.CLO, que já se encontrava em trabalhos preparativos para a Bienal’21 de Fotografia do Porto, sentiu a necessidade de se voltar a centrar no tema da Bienal’19, que seguiu o mote Adaptação e Transição. "Quando, em 2019, definimos o título da primeira edição da Bienal, sabíamos que era urgente a reflexão sobre aquelas duas palavras de ação", explica a organização em comunicado.

Trata-se de um exercício sobre o que pode representar um novo ciclo da "história da humanidade — um tempo de grandes desafios, de sobrevivência, mas também de grandes oportunidades para a regeneração social e ecológica", acrescentam ainda. 

Os registos devem ser partilhados no perfil do Instagram, acompanhada por título e/ou uma curta memória descritiva, utilizando a hashtag #newciclo2020. Caso o perfil seja privado, a participação tem de ser enviada por mensagem privada para o perfil: @ci.cloplataforma.

O desafio decorre até 14 de maio. Durante o tempo da competição, a Ci.CLO partilhará algumas das imagens submetidas. As imagens vencedoras vão ser expostas no âmbito da Bienal’21. As imagens selecionadas serão divulgadas até ao final de setembro, altura em que os seus autores serão contactados pela organização.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Ramiz Dedaković via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.