Bike Arte Gira é um projeto realizado pelo Aro, que fomenta a cultura, por meio de oficinas de arte urbana, cultura da bicicleta e festivais itinerantes", em diversos bairros de São Paulo. Também já passou por Lisboa, com "edições de bolso". Neste ano, devido ao contexto de pandemia, poderá entrar pelos bairros de todo o mundo, uma vez que, de 22 de Agosto e 20 de Setembro, das 11h às 17h, uma vez que será online.

"Poetisas, poetas, músicos, atrizes, atores, artistas, ciclistas e produtores culturais vão nos brindar com shows, realizar intervenções artísticas e urbanas, contar histórias e poesias, mostrar como se faz um urbanismo tático, dar dicas sobre fotografia e apresentar conceitos de artes plásticas", lê-se na descrição do evento. Num período de 8 anos, este projecto contou com mais de cem ilustradores e grafitters e partilhou de forma gratuita dezenas de oficinas e cerca de trinta espectáculos com um público de 14 mil pessoas.

No Bike Arte no Facebook e no Youtube do Aro, será possível realizar 24 formações de 30 minutos. Podes ver a programação aqui.

O ARO tem como missão "promover uma visão integral da bicicleta, como transporte, expressão artística, trabalho, lazer, esporte e também como ferramenta de mudança no modo de vida e de relações em centros urbanos e comunidades rurais." No Bike Art, "todas as ações são feitas com e para os moradores locais e são voltadas para a construção de sociedades menos desiguais em que os diferentes territórios criem e tenham acesso a cultura."

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia disponível no Facebook do Bike Art Gira