Hoje revelarmos a reportagem vencedora da 3ª edição da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador. A jovem jornalista Fátima Santos irá desenvolver uma reportagem de investigação sobre como a precariedade em Portugal tem influenciado os jovens licenciados.

Após conclusão da licenciatura, ou outros estudos posteriores, no momento em que os jovens começam a sonhar com o futuro, deparam-se com um mercado de trabalho competitivo, em que a precariedade e o desemprego são uma realidade que gera incertezas e medos. Hoje, ser licenciado não representa a garantia de acesso a um emprego estável e devidamente remunerado.

Apesar dos jovens terem habilitações académicas superiores, em comparação às gerações dos seus pais ou avós, atingir o estatuto de adulto e ver-se reconhecido como tal é um acontecimento que se dá em tempos diferentes, o que traz também consequências ao nível da saúde mental. Esta reportagem irá ainda abordar como a pandemia de Covid-19 veio influenciar esta realidade.

Bolsa Reportagens Essenciais Gerador é uma bolsa de jornalismo destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, que permite desenvolver, durante o período de três meses, uma reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. Sabe mais sobre este projeto, aqui.