O município de Braga, em parceria com os Portuguese Brass, promove, de 9 a 13 de de julho a 2.ª edição do Braga Trombone Festival.

No total, serão cinco dias de concertos, com formações portuguesas e estrangeiras, numa programação que se pretende “ecléctica, agregadora e multigeracional e onde se apresentarão renomados solistas internacionais deste instrumento”, explica a Câmara Municipal em comunicado.

Nesta 2ª edição do evento, destaque ainda para a participação especial do trompetista de jazz australiano James Morrison que abre o cartaz do festival, juntamente com os anfitriões Portuguese Brass & Friends no Altice Forum Braga.

A par dos concertos, esta edição contará ainda com iniciativas formativas e pedagógicas integradas, como é o caso do workshop dirigido pelo psicólogo Chus Veja, subordinado ao tema “Vence a ansiedade e desfruta das tuas actuações”, dirigida a estudantes e profissionais da música. Haverá também espaço para o desenvolvimento técnico e artístico de jovens trombonistas com as masterclasses de trombone e de música de câmara orientadas por Hakån Björkman, Csaba Wagner e Francisco Rosario Vega. Estas actividades terão lugar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

“Nesta segunda edição do festival, o objectivo mantém-se pela promoção de todo o trabalho artístico que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos em Portugal, unindo várias gerações de trombonistas e, criando assim, uma ligação com a herança musical da região de Braga”, acrescenta ainda o município.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Rich Smith via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.