fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Braga, Famalicão, Guimarães e Barcelos num só festival: o Vaudeville Rendez-Vous está quase aí

O calendário marcava o ano de 2014 quando o Festival Vaudeville Rendez-Vous ganhou vida. Em…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O calendário marcava o ano de 2014 quando o Festival Vaudeville Rendez-Vous ganhou vida. Em 2019, na sua sexta edição, “transforma um triângulo num quadrilátero” e apresenta espetáculos nas cidades de Braga, Famalicão, Guimarães e Barcelos. De 24 a 27 de julho o circo contemporâneo e as artes de rua fazem-se à estrada — e atenção, “não é ilusionismo nem um truque de malabarismo”, é o Vaudeville Rendez-Vous a expandir território.

Durante quatro dias haverá programação a decorrer simultaneamente a decorrer nestas quatro cidades. No total são 40 atividades públicas, que contam com 28 apresentações dos 13 espetáculos programados — dentro dos quais estão 3 estreias absolutas e 6 nacionais — e ainda atividades paralelas que incluem 3 oficinas de formação para o público em geral, 1 laboratório de criação para circo contemporâneo para estudantes e profissionais das artes performativas, 1 showcase para programados nacionais e internacionais, e ainda 1 debate sobre as redes de cooperação artística. 

 

Este ano o festival acrescenta mais uma cidade na programação

Num texto assinado por Bruno Martins, diretor artístico e programador do festival, é destacada a diversidade presente na edição deste ano. O diretor artístico destaca “um programa rico em latitudes e por uma renovada abordagem trazida ao circo contemporâneo”, recebendo pela primeira vez a companhia de acrobatas australianos Gravity&Other Myths, que irá abrir o festival com o espetáculo A Simple Space, bem como o espetáculo Sigma da companhia inglesa Gandidni, “que confirma a ideia de que o Brexit não é senão um grande equívoco”.

De destacar nesta edição do Festival Vaudeville Rendez-Vous é também o espetáculo em estreia absoluta Fábrica da Mentira, resultado da bolsa de criação atribuída a Elvis Mendes, aluno finalista do INAC-Instituto Nacional de Artes do Circo, pelo Vaudeville Rendez-Vous.

O Vaudeville Rendez-Vous é um festival internacional de artes performativas dedicado ao universo do teatro físico, circo e cabaret. Surge em 2014 numa parceria entre o Teatro da Didascália e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e expande-se para 3 cidades na 3ª edição — Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão —, em 2016. Este ano ruma também a Barcelos, criando um marco naquela que já será a sexta edição. Podes saber mais sobre o Vaudeville Rendez-Vous, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Vaudeville Rendez-Vous disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0