A 29ª edição do Festival Internacional de Fotografia e Artes visuais – Encontros da Imagem decorre em Braga entre os dias 13 de Setembro e 27 de Outubro e terá extensões nas cidades de Guimarães, Barcelos e Porto.

O festival organizado pela associação cultural sem fins lucrativos Encontros da Imagem, que conta já com mais de 30 anos de existência, centra-se este ano no tema “What Now?”, pretendendo reunir diferentes perspectivas sobre a atualidade, através de fotografia contemporânea, como forma de abrir a discussão acerca de assuntos como a desigualdade de género, os direitos humanos, o ambiente, entre outros. Sob este mote, o festival ocupará diversos espaços privados e públicos das cidades envolvidas (edifício históricos, monumentos, museus, galerias) com autores emergentes e consagrados, nacionais e internacionais, num esforço de apresentar uma programação diversificada e de promover o conhecimento do património.

O festival promoveu também uma open call para o prémio Discovery Awards 2019, a qual teve 301 candidaturas provenientes de 42 países diferentes, das quais foram seleccionados 14 finalistas por um júri internacional. Os artistas selecionados terão, assim, a oportunidade de ver os seus trabalhos expostos na edição deste ano. O Encontros da Imagem organiza ainda o Emergentes 2019 – Prémio Internacional de Fotografia, que oferece aos fotógrafos, através uma avaliação crítica do portefólio, a oportunidade de mostrar o seu trabalho a um júri internacional, composto por comissários, galeristas e editores especializados. O vencedor receberá um prémio de cinco mil euros e terá direito a uma exposição individual na edição de 2020. Os outros nove finalistas terão também o seu trabalho exposto numa exposição colectiva na próxima edição.

Além das exposições, o Encontros da Imagem apresenta também, na cidade de Braga mas também em Guimarães, Barcelos e no Porto, a leitura crítica de portefólios, uma feira/mostra de livros de fotografia, conferências, projecções fotográficas, um ciclo de cinema e serviço educativo.

Texto de Francisco Cambim
Banner da edição de 2019 disponível via site Encontros da Imagem

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.