Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Braga´27 abre candidaturas para projetos artísticos a implementar na Capital Europeia da Cultura 2027

A Braga’27, a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, está à procura…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Braga’27, a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, está à procura de projetos artísticos para serem incluídos no programa artístico a ser implementado, caso a cidade receba o título. As candidaturas estão abertas até 13 de maio no site da candidatura e são dirigidas a cidadãos, operadores culturais, instituições e artistas, naturais, residentes ou com atividade no concelho de Braga, que queiram apresentar propostas dentro das seguintes linhas de ação: natureza, herança, bem-estar e vizinhança.

Dentro das quatro linhas de ação, os participantes devem procurar responder: Natureza (projetos que criem espaços e programas artísticos que promovam o contacto com a natureza); Herança (projetos que consciencializem as comunidades para o valor do património cultural como fator de coesão e pertença); Bem-estar (projetos que promovam práticas artísticas articuladas de promoção de um bem-estar físico e mental) e Vizinhança (projetos de mediação artística que criem laços intergeracionais e interculturais).

As propostas devem promover a cidadania participativa e o envolvimento das comunidades, numa relação com o espaço público. Os participantes podem propor até três ideias dentro destas linhas de ação, sendo que cada proposta deve responder apenas a uma linha de ação.

Após o fecho da convocatória, 13 de maio, a Braga’27 vai analisar os projetos e as propostas selecionadas serão integradas no programa artístico, que será apresentado no dossier de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027. Se Braga acolher o título, decisão que é anunciada apenas em 2023, as propostas selecionadas nesta convocatória serão implementadas.

Podes encontrar aqui formulário e o regulamento de apresentação.

A Capital Europeia da Cultura é um dos projetos da União Europeia com maior reconhecimento internacional e nasceu em 1985 a partir da iniciativa de uma mulher, Melina Mercouri, então Ministra da Cultura grega. A ideia consiste em colocar as cidades no centro da vida cultural da Europa.

De momento, a Comissão Europeia definiu que, em 2027, duas cidades serão Capital Europeia da Cultura – uma em Portugal e outra na Letónia. Em novembro de 2020, o Ministério da Cultura português publicou um convite à apresentação de candidaturas sendo que, até ao momento, onze cidades já manifestaram publicamente interesse em receber o título. Para além de Braga, as cidades de Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada e Viana do Castelo estão neste momento a preparar as suas candidaturas, centradas na criação de um programa cultural com uma forte dimensão europeia e que devem ser entregues até 23 de novembro de 2021.


* O artigo surge a propósito da parceria entre o Gerador e a Braga´ 27 (Capital Europeia da Cultura).


Texto de Isabel Marques
Fotografia de Lais Pereira

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de João Alves sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0