Até 16 de fevereiro, o município de Bragança vai promover um conjunto de iniciativas online, assegurando o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em 2021. O objetivo passa por apoiar os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas.

O Festival do Butelo e das Casulas vai, assim, realizar-se através da plataforma Dott/Ctt, que contará com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança, que estarão a comercializar produtos, como fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional.

Os apreciadores da gastronomia bragantina vão poder, igualmente, a partir de casa, confecionar alguns pratos à base de produtos locais, com destaque para o butelo e casulas, a castanha e o mel, com os chefs.

Também o Carnaval dos Caretos 2021 vai ter lugar em formato digital, através de várias iniciativas, com destaque para as oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar, a exposição de um artesão de máscaras e “Diálogos com Arte”.

Assim, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais pequenos e toda a comunidade escolar podem aprender, online e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.

No dia 13 de fevereiro vai decorrer a inauguração da exposição “Máscara: o ser e o fazer”, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de “Diálogos com Arte”, com António Tiza e Isidro Rodrigues. As iniciativas serão transmitidas através do Facebook do Município de Bragança.No último dia, a 16 de fevereiro, o ator André Gago vai falar sobre “O Papel da Máscara no Teatro”, em Diálogos com Arte.

Consulta todo o cartaz aqui.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook Caretos de Podence