fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Bruxelas lança plataforma digital para dar voz aos jovens

“Dá voz à tua visão”. É assim que se chama a nova plataforma digital lançada pela Comissão Europeia, na qual os jovens europeus podem registar as suas mensagens “pessoais e únicas” sobre variadas temáticas, como o emprego, a inclusão, a paz, a segurança, as alterações climáticas, a educação e a saúde mental. Esta iniciativa enquadra-se no Ano Europeu da Juventude 2022.

“Quando a presidente [da Comissão Europeia], Ursula von der Leyen anunciou o Ano Europeu da Juventude para 2022, pretendia que a Europa escutasse os seus jovens com atenção para melhorar dar forma à União [Europeia] nos seus moldes. Assim, a Comissão Europeia lançou uma plataforma digital 3D completamente nova, a ‘Dá voz à tua visão’, como componente central do Ano Europeu da Juventude”, é explicado no comunicado que anuncia a criação desta plataforma interativa.

O objetivo desta iniciativa, é frisado na mesma nota, é capacitar todos os jovens europeus, “de todas as origens e cantos do continente” a expressarem a sua visão sobre futuro, desafiando-os a mostrarem as suas perspetivas sobre as mais variadas temáticas, como a segurança e a saúde mental.” 

Deste modo, a “Dá voz à tua visão" quer funcionar como “um espaço de vozes interativo e de vanguarda, que dá literalmente às pessoas a oportunidade de se fazerem ouvir e de registar a sua própria mensagem personalizada e ainda de partilhar as suas opiniões e ideias sobre os tópicos que consideram mais relevantes”.

Em maior detalhe, a plataforma está preparada para receber mensagem em todos os idiomas oficiais da União Europeia e, uma vez adicionada a mensagem, cada voz gera a sua própria onda 3D única, “interagindo com todos os outros registos na plataforma”.

“ A ‘Dá voz à tua visão’ é personificada por um espírito de cocriação jovem, pertinente, dinâmico e aberto, consagrado através do Ano da Juventude”, sublinhou, em reação, a comissária europeia para a Juventude, Mariya Gabriel. E acrescentou: “A ‘Dá voz à tua visão’ não poderia ter chegado num momento mais relevante para todos os jovens, não só como cidadãos europeus, mas também como membros de uma sociedade que está, agora mais do que nunca, a passar por momentos desafiantes."

O Ano Europeu da Juventude pretende, por sua vez, “encorajar todos os jovens a fazer ouvir as suas vozes e a participar através da partilha da sua visão sobre os tópicos chave, bem como das suas expectativas quanto ao futuro da Europa”.

Texto por Isabel Patrício
Fotografia de Simon Maage via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap