Projeto Cardo acaba de lançar a mais recente proposta artística, em formato audiovisual, em torno da música tradicional Portuguesa – “Búzios em Terra Seca”.

Em resposta às atuais circunstâncias, o Projeto Cardo apresenta soluções alternativas de como criar objetos artísticos envolvendo e chegando à população em segurança. Assim, “Búzios em Terra Seca” é o seu mais recente objeto artístico, composto por duas coleções audiovisuais: “Aprender com o Som dos Búzios”, com uma vertente pedagógica, e dirigida a crianças, educadores e comunidade escolar; e a “Orquestra de Búzios” (orquestra virtual) dirigida à comunidade de músicos e bailarinos.

A primeira coleção “Aprender com o Som dos Búzios”, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos, apresenta alternativas aos lugares comuns dos materiais audiovisuais dirigidos a crianças, onde é promovido o contacto com a Natureza. Cada vídeo disponibilizado é acompanhado de um guia detalhado com sugestões de exploração e criação em casa ou na escola, com a ajuda dos professores ou dos encarregados de educação. Os dois primeiros vídeos “Olívia” e “Pião” já está disponíveis aqui.

Já em “Orquestra de Búzios” estão envolvidos até ao momento 5 compositores – Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela. Contudo, está aberta até 31 de outubro uma convocatória nacional para todos os interessados em contribuir para esta partitura comum com base em melodias tradicionais portuguesas. Para cada canção será depois criado um vídeo-música, nos quais estarão incluídos os conteúdos partilhados, criando um objecto artístico coletivo. O primeiro vídeo vai ser publicado já em novembro.

Segundo a equipa do Projeto Cardo, “surgiu a ideia de iniciar um projeto audiovisual que explorasse as escolhas artísticas e estéticas do Projeto Cardo num novo formato, aproveitando as possibilidades de alcance da criação em vídeo através da internet e das redes sociais”. Procuram assim “oferecer uma alternativa que faça um verdadeiro uso dos meios audiovisuais e que traga algo de novo, útil e prazeroso à população”.

Promo do “Búzios em Terra Seca”

Toda a informação está disponível no site do Projecto Cardo.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia via Projeto Cardo