Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

CAIS URBANA distribui 25 peças de arte pelo 25.º aniversário da Associação CAIS

Almada, Coimbra, Lisboa e Porto, são as cidades contempladas com as vinte cinco peças de…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Almada, Coimbra, Lisboa e Porto, são as cidades contempladas com as vinte cinco peças de arte que fazem parte da exposição Cais Urbana, que estará em exposição até novembro.

Partilha e Respeito de Halfstudio, exposta no Museu da Cidade, na Cova da Piedade ©CAIS URBANA

O município de Almada, conta com duas das vinte cinco obras. A peça da Halfstudio, Partilha e Respeito, está exposta no Museu da Cidade, na Cova da Piedade, enquanto Já olhou lá para fora hoje? de GODMESS, encontra-se no Santuário Cristo Rei.

Cais da Alteridade, obra de ±MAISMENOS±, está exposta no Convento de São Francisco em Coimbra, na mesma cidade, onde AKACORLEONE expõe Caos, no Coimbra Shopping.

Em Lisboa, o Hotel Ritz acolhe Pardal, a obra de Aheneah, a Fundação Champalimaud, expõe Envolto, de Daniel Eime, o MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea, apresenta Por dentro, de FAHR 021.3 e a Dois Corvos - Cervejaria mostra Juntos ao Luar, de Frederico Draw & Contra. A Cervejaria Trindade, tem ainda em exposição As voltas que a vida dá, de Hugo Makarov, a Fundação Oriente, mostra Íntegro, Integração, Integral, da artista Mariana Rio, mas também Vinte e Cinto, de mynameifnotSEM & Mariana PTKS estará em exposição na estação ferroviária Roma-Areeiro. Lisboa conta ainda com Desbrotar, de The Caver, em exposição no Centro Comercial Colombo e Danificada mas Feliz de Tiago Galo, no Museu da Presidência da República.

A norte do país estão expostas Coração sem Abrigo, de Catarina Glam, no Norte Shopping, Homeless, de gonçaloMAR, no Centro CAIS Porto, The Key, de Kruella d’Enfer, na Igreja de São Francisco, e ainda Metamorfose, de Margarida Fleming, no Palácio da Bolsa. A obra de MOSAIK, Simple as Love or Hate, pode ser encontrada na Loja Guerin, no Porto, enquanto I Will Mean Something To You, de Tamara Alves, encontra-se exposta na estação ferroviária de Ermesinde e CAIS de Vhils, na Casa da Arquitectura de Matosinhos.

A exposição conta ainda com peças de MONK, Mário Belém, Mariana a miserável e André da Loba, cujos locais serão brevemente anunciados.

Em novembro, as vinte cinco peças serão licitadas, e o seu valor será revertido para a Associação CAIS.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de ©CAIS URBANA

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

12 Maio 2026

Isabela Figueiredo, João Tordo, Carla Chambel e Valério Romão no Festival Literário de Alcanena

12 Maio 2026

A real decadência europeia

11 Maio 2026

Mariana Alvim conduz clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora 

10 Maio 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

8 Maio 2026

File Not Found abre candidaturas para residência artística em arquivos culturais internacionais

8 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

6 Maio 2026

Post/Zeitgeist: Carlo Masala vem a Lisboa debater os desafios de segurança que ameaçam a Europa

1 Maio 2026

Selma Uamusse: “Cultivar alegria tem sido uma missiva para mim”

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0