Camané e Mário Laginha encontram-se a preparar um projeto em conjunto. O fadista português não possui ainda planos para o próximo disco, mas afirma ser possível que venha a gravar alguns dos temas que nascem com esta parceria. O pianista, Mário Laginha, tem concertos já marcados na agenda para 2019.

Aqui Está-se Sossegado é o nome do projeto que junta os dois músicos. Sobre ele, Camané declarou à agência Lusa que a ideia não passa por “fazer uma mistura de fado com jazz”. “O Mário tem essa particularidade de conseguir entrar num estilo musical e dar-lhe uma perspetiva bastante boa, mas verdadeira e autêntica”, acrescentou.

“Nós vamos correr alguns riscos de tocarmos muitas músicas pela primeira vez e isso é engraçado, esse lado, é o inverso de tudo o que se faz. Também faz sentido”, afirma Camané, embora os dois artistas já tenham subido juntos a palco anteriormente.

O fadista falou ainda sobre a geração de fadistas que está a nascer atualmente, da qual admite “um orgulho enorme”, assegurando que “aquilo que é verdade, aquilo que é autêntico, fica, porque o fado é uma coisa para a vida”.

Mário Laginha e Camané vão atuar por todo o país com Aqui Está-se Sossegado. Estão já concertos marcados da dupla de artistas a 26 de janeiro na Casa da Música, no Porto e, a 9 de fevereiro, em Águeda.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Bogomil Mihaylov, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.