O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou, esta semana, vários protocolos para fomentar e apoiar o trabalho de diversas associações para o ensino da música. Ao todo, estas parcerias representam um apoio global de 40 mil euros com quatro associações.

As associações escolhidas foram a Associação Musical de Vila Nova de Anha, fundada em 2001, que se apresenta como fulcral para o desenvolvimento cultural; a Banda dos Escuteiros de Barroselas, fundada em 1934, que tem um importante na papel no ensino da música junto dos jovens da sua área de influência; a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, cujo apoio também se reverta na organização de dois concertos; e a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, que é um importante veiculo de ensino e promoção da música no local.

O investimento traduz-se num financiamento de cerca de 40 mil euros dividido pelas quatro associações com o objetivo de continuar a ministrar uma aprendizagem musical sólida e duradoura no distrito.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.