Da parceria entre a BoCA – Biennial of Contemporary Arts e o maat – Museu de Arte, Arquitetura, nasceu o RExFORM – Projeto Internacional de Performance, como forma de colaboração na resposta ao contexto de crise pandémica, mais particularmente, às suas consequências no sector cultural.

Esta iniciativa "tem o intuito de promover a criação artística contemporânea." O concurso está aberto exclusivamente a jovens artistas portugueses, com idade igual ou inferior 35 anos, que apresentem, de forma individual ou colectiva, "projectos que contribuam para aprofundar e alargar o conceito de performance dentro das artes visuais e performativas, da dança e da música", os quais terão de ser pensados para se concretizarem até ao final do presente ano, 2020, lê-se no comunicado de imprensa.

Os projectos com "intersecções interdisciplinares, incluindo artes plásticas, coreografia, teatro, novos media e narrativas multimédia" serão considerados prioritários junto de um júri internacional, que, nesta primeira edição, é formado por Beatrice Leanza (maat,
diretora executiva), Catherine Wood (Tate Modern, curadora sénior de performance), John Romão (BoCA Bienal, diretor artístico) e Chloé Siganos (Centre Pompidou, diretora de Artes Performativas). Este selecionará o projecto vencedor, cujo financiamento é de 12 mil euros, destinados à investigação e produção, a um "primeiro espaço de exposição" e à "promoção internacional".

"Na sua edição inaugural, esta iniciativa destina-se em exclusivo a artistas portugueses e decorre no âmbito do movimento Portugal #EntraemCena, um marketplace digital, lançado em Abril, onde artistas, marcas e empresas que se juntam num esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes numa altura crítica para o sector."

Até dia 19 de Julho, podes concorrer aqui, na plataforma Portugal #EntraemCena. O resultado será divulgado a 10 de Agosto.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Cartaz cedido pela assessoria de imprensa This is Ground Control

O Gerador é parceiro da BoCA Online