fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cantadores de Aldeia Nova de São Bento no CCB, em 2020

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, criado há 33 anos no…

Texto de Rita Dias

Rancho de Cantadores, Aldeia Nova de São Bento, CCB março 2020

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, criado há 33 anos no concelho de Serpa, está a preparar um concerto no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 20 de março de 2020.

Este grupo de cantadores mantém uma antiga tradição que terá surgido na agricultura, quando grupos de homens e mulheres humanizavam a sua faina entoando, em conjunto, as belas modas do cancioneiro alentejano. Atualmente, o Rancho de Cantadores representa com distinção o Cante Alentejano, considerado em 2014 Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Para celebrar os cinco anos de reconhecimento, os Cantadores de Aldeia Nova de São Bento preparam-se para apresentar um concerto único, em que terão António Zambujo, Jorge Benvinda, Luísa Sobral, Pedro Mestre (viola campaniça) e Mafalda Vasques com convidados especiais.

Pedro Mestre, também ensaiador e diretor musical do grupo, esteve à conversa com o Gerador e admitiu que, na essência do grupo de cantadores, nada mudou após a distinção da UNESCO. “Desde muito cedo, o Rancho de Cantadores tem vindo a delinear objetivos e a atingi-los, para que se possa apresentar o Cante com dignidade e para que se possa levar o Cante a lugares de mérito”. No entanto, quer a nível nacional, quer no trabalho feito pela comunicação social, Pedro confirma que houve maior destaque dado ao cantar alentejano desde que foi considerado Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Desde a sua fundação em 1986, o Rancho tem mantido sempre a sua atividade, prestigiando a vila, o Alentejo e o país através de atuações por todo o mundo: no Brasil, nos EUA, na China (Macau), na Alemanha, em Espanha, em França e na Bélgica. Em Portugal, já passou pelos Coliseus, pela Culturgest e pelo Teatro Nacional de São Carlos. Este intenso trabalho de divulgação cultural de um cantar tradicional é tão mais rico quanto maior for a partilha e a aprendizagem entre cantadores. Num grupo com idades compreendidas entre os 15 e os 93 anos, Pedro Mestre não hesita: “Todos nós aprendemos uns com os outros. Há áreas em que os mais novos dominam, como por exemplo querer ver o Cante nas redes sociais, querer saber onde está este Cante, querer divulgar e projetar o Cante. Os mais velhos trazem para nós experiências de vida em tempos idos, o conhecimento de muitos anos de cantadores".

Em 2016, foram desafiados a gravar um disco por António Zambujo, o qual intitularam de Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento. Com edição da Universal Music, os cantadores de Serpa veem o seu trabalho ser disco de ouro, o que é um motivo de enorme satisfação. “É o exemplo a seguir para demonstrar que o Cante está vivo, que se transmite a cada dia que passa e que a tradição se faz todos os dias”, afirma Pedro Mestre. Podes ouvir o disco aqui e entender esta contemporaneidade do Cante que o ensaiador do grupo defende.

 

O Gerador desafia-vos a marcar na agenda o concerto do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, para ver e ouvir ao vivo em março de 2020. E Pedro Mestre deixa-vos o convite: “Todos os que possam amar e gostar da música tradicional, sejam ou não alentejanos, que vão assistir a este concerto porque com certeza sairão com mais conhecimento sobre aquilo que é o Cante Alentejano e com aquilo que pode ser feito a partir do Cante Alentejano”.

Texto de Rita Dias
Fotografia disponível no Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0