A Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas! lançou CANTAMOS NÓS !, um novo projeto onde as escolas dos concelhos da Galiza e Portugal estão convidadas a participar. Com o objetivo de concretizar esta parceria na edição de um livro CD e um documentário, os alunos de escolas primárias e secundárias e pessoas portadoras do património imaterial apresentarão os temas da sua autoria.

O projeto dedicado aos mais jovens permite que cada escola, com a colaboração de músicos e professores, prepare um tema musical tradicional para ser reinterpretado e gravado ao vivo. Em simultâneo será gravada uma "expressão do património imaterial do concelho para incluir no documentário", lê-se no comunicdo enviado ao Gerador.

Com alterações nos prazos previstos, as escolas que participam no projeto já estão a trabalhar com os arranjos dos temas musicais, juntamente com os alunos, e que serão gravados nas escolas pertencentes a cada concelho. Este projeto conta ainda com a participação de músicos, artistas galegos e portugueses e a ajuda do Xacobeo 21.

Com cerca de 25 anos de atividade a Ponte...nas ondas!, em 2005, promoveu e editou o projeto Meninos cantores, onde participaram 17 escolas entre Vigo e o Porto, apresentando-se posteriormente na Casa da Música, num espetáculo ao vivo.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.