Canto da Europa, espetáculo com texto e encenação do escritor Jacinto Lucas Pires, estreará no dia 10 de janeiro na Sala Estúdio do Teatro D. Maria II, onde permanecerá em cena até dia 26 do mesmo mês.

A peça tem várias personagens: Deirdre é irlandesa, Robert tem uma filha que foge para a Síria, Paola quer aprender a ser avó; também tem a Alice, o Gabriel, a Cátia. É um Coro que “lança uma palavra à cabeça dos espectadores e começa uma História feita de histórias. Cidadãos-deuses que se metamorfoseiam uns nos outros lembrando Ovídio, mas também o futuro. A Europa é um facto, uma história, uma ideia. Mas será que pode também ser a nossa revolução?”, pode ler-se no comunicado.

Jacinto Lucas Pires escreveu e dirigiu este espetáculo à procura de um coro europeu, diverso e em busca de uma união. Os atores e atrizes que compõem o elenco são Anabela Faustino, André Simões, Carolina Passos-Sousa, Diana Lara, Isaías Viveiros, Ivo Alexandre, Joana Pialgata, José Neves, Lúcia Maria, Paula Diogo, Paula Mora e Pedro Moldão.

No dia 19 de janeiro, haverá conversa com artistas após o espetáculo, seguida de lançamento de livro, no entanto o texto do espetáculo está disponível para compra na Livraria do Teatro a partir de 10 de janeiro. No dia 26, último dia em que a peça estará em cena no teatro D. Maria II, a sessão será com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Texto de Rita Dias
Fotografia disponível no site do D. Maria II

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.