Durante os meses de outubro, novembro e dezembro o projeto Cartografias comemora o 30º aniversário do Fórum Dança. Os primeiros espetáculos acontecem no dia 16 e 17 de outubro.

“Voltar ao valor fundacional desta associação cultural enquanto Lugar de encontro entre pessoas que fazem renascer a arte em cada dia”, é desta forma que Ezequiel Santos, curador do ciclo de mostras Cartografias #3, descreve no comunicado o Cartografias#3.

O ciclo de mostras será repartido em três fins-de-semana durante o mês de setembro, outubro e novembro. Esta edição conta com a participação de quatro criadores – Ana Borralho & João Galante (dupla), Sónia Baptista, Vânia Rovisco e Nuno Lucas – que abordam a história do Fórum Dança, organizada em torno da formação especializada em dança e na pesquisa coreográfica. Os espetáculos decorrerão no Espaço da Penha.

No programa dedicado ao Fórum Dança passarão também artistas como Bruna Carvalho com “Taranta (1.º Andamento)” e Romain Beltrão Teule com “Processo de Dobra”; Francisca Pinto com a proposta “Querer para ver” desenvolvida a partir de um jogo infantil; e Gabriela Cordovez e Daniel Paiva de Miranda com “Coisa não nascida”.

Tendo em conta a pluralidade de espetáculos, o curador afirma ainda que o programa de Cartografias#3 “pretende ser um pretexto para encontros humanos com a sua produção de presença, ainda assim e apesar das atuais circunstâncias.”

Para que possas consultar toda a programação acede aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Sabine Miettermeier

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.