fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Catarina Rôlo Salgueiro, Jenna Thiam e Surma juntam-se para acabar com o julgamento de deus

De 3 a 5 de junho, Catarina Rôlo Salgueiro regressa ao TBA na companhia das artistas Jenna Thiam e Surma, para encenar "Para Acabar com o julgamento de deus ", um texto radiofónico de Antonin Artau. O espetáculo está integrado no festival Temps d'Images e terá audiodescrição no dia 5.

Depois de se ter debruçado sobre o texto de "Novas Cartas Portuguesas", em conjunto com Leonor Buescu/Os Possessos, na encenação de "Ainda Marianas", Catarina Rôlo Salgueiro volta a eleger um texto existente para a sua nova criação teatral - "Para Acabar com o julgamento de deus", de Antonin Artaud. Esta obra-testamento é um poema radiofónico censurado na véspera da sua difusão, a 1 de fevereiro de 1948. Artaud acaba por morrer um mês dpeois, deixando um legado de cartas que demonstram como se sentiu traído e incompreendido ao longo da vida.

Para este espetáculo, Catarina Rôlo Salgueiro convida as artistas Jenna Thiam e Surma para, juntas, darem uma resposta a Arnaud: amar o poeta e revoltarmo-nos contra ele, no mesmo gesto artístico, recriar "Para acabar com o julgamento de deus" e, ao mesmo tempo, acabar com o nosso conceito de génio e de obras-primas. Como escreveu o próprio: "As obras-primas do passado são boas para o passado, não para nós. Temos o direito de dizer o que foi dito e mesmo o que não foi dito de um modo que seja nosso, imediato, direto, que responda aos modos de sentir atuais e que todo o mundo compreenda."

O espetáculo, que está integrado no festival Temps d'Images, sobe assim ao palco do Teatro do Bairro Alto, de dia 3 a 5 de junho (sexta e sábado pelas 19h30 e domingo pelas 17h), com audiodescrição para pessoas cegas no dia 5 de junho Os bilhetes têm o valor de 12€ ou 5€ para pessoas com menos de 25 anos.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de Debora Granda

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap