A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa promove no próximo dia 14 de fevereiro, o seminário Art Under Political Order, que pretende cruzar olhares de diferentes especialistas e debater as ligações entre arte e política.

“Vários projetos artísticos têm vindo a centrar a sua relevância social e política, reivindicando o envolvimento entre arte e sociedade como centro da obra artística. Mas poderá o compromisso entre a arte e a sua eficácia política comprometer a dimensão estética? E num mundo de extremos políticos, estará a arte a tornar-se uma mera ferramenta do ativismo político?”, pode ler-se na apresentação do seminário.

Com a participação do artista Francisco Vidal, dos curadores Alexandra Balona e Luiz Camillo Osorio, do investigador Pedro Duarte de Andrade e da crítica de arte Sabeth Buchmann, o seminário propõe, ainda, uma “reflexão sobre a necessidade de mudança das práticas artísticas etnográficas, documentais e políticas para uma conciliação com a estética”.

O seminário Art Under Political Order é organizado pela Escola das Artes da Católica no Porto através do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), em parceria com a Academia de Belas Artes de Viena e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A iniciativa de entrada livre decorre das 15h às 19h no auditório Ilídio Pinho, no Porto.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Cartaz do seminário via facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.