Maria passa o dia a coser e a limpar, enquanto à noite trabalha como prostituta nas ruas do Porto. José, o seu amante e mais fiel cliente, não a consegue ajudar a escapar de uma vida dura nem dar a esta mulher de 60 anos o que ela sempre desejou.

Num retrato íntimo, MARIA é um filme que revela sem medo a crueza do amor e do envelhecimento. Esta quinta-feira, 25 de julho pelas 21h, MARIA vai ser exibido na Central Gerador numa sessão de cinema de entrada livre.

Após a sessão, acontece uma conversa informal com a realizadora, Catarina Neves Ricci, e a atriz principal, Valerie Braddell. Esta conversa vai abordar o trabalho de pesquisa da realizadora junto de prostitutas de rua e a preparação intensa que fez com os atores, nomeadamente Valerie, que interpreta uma personagem exposta a uma enorme violência e vulnerabilidade emocional e física.

MARIA foi galardoado com os seguintes prémios:

  • Best Drama, Annual Copenhagen Film Festival 2018, Dinamarca
  • Best Short Film, Brazil International Film Festival 2018, Brasil
  • Best Emerging Talent Catarina Neves Ricci / MARIA, Alaska Film Festival 2018, EUA
  • Artistic Contribution award,Los Angeles Underground Film Forum 2018, EUA
  • In Focus, Festival Signes de Nuit Paris 2018, França
  • Melhor Actriz + Melhor Filme para júri internacional, Caminhos do Cinema Português 2018, Portugal
  • Best Actress, CinEuphoria 2019, Portugal
  • Melhor Curta-Metragem Portuguesa, Porto Femme 2019, Porto

Até dia 31 de Julho, visita-nos na Central Gerador à quinta e sexta, das 18h às 23h, e ao sábado e domingo, entre as 12h e as 23h. O Café Central estará aberto neste horário com petiscos e bebidas que aconchegam o estômago e elogiam a gastronomia portuguesa.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Still de MARIA, de Catarina Neves Ricci