Provocámos uma mão cheia de projectos fotográficos que admiramos a terem a sua banca já no dia 30 de Junho na Central Gerador e juntámos, ainda, quem sabe de máquinas fotográficas analógicas, de revelação e de tudo o mais, numa Feira de Fotografia que promete dar nas vistas.

No domingo dia 30 de Junho, entre as 11h e as 18h, vais descobrir e, quem sabe, levar para casa as criações destes sete projectos:
Edições do Movimento de Expressão Fotográfica, Photo Experience, Tira-Olhos - Associação de Fotografia Experimental, Obtura, Hélice, Love is Everywhere e Vintage Dream Cameras.

Durante o dia há ainda dois workshops gratuitos, a cargo da Tira-Olhos - Associação de Fotografia Experimental:

12h às 13h | Workshop de Antotipia | Formador: Alexandre de Magalhães

A antotipia é uma técnica de impressão totalmente ecológica que utiliza como matéria prima corantes orgânicos de origem vegetal, como flores, raízes, frutos e até especiarias.

Este processo fotográfico decorre em três etapas: a produção da emulsão fotossensível, o revestimento do suporte e a exposição à luz. Este é um método de impressão por contacto. Assim, quando expostos à radiação ultravioleta, os corantes vegetais presentes na emulsão desvanecerão de forma mais marcada nos locais de menor densidade e mantêm-se intactos nas zonas de maior densidade. Este workshop é limitado a 8 pessoas, por ordem de chegada.

16h às 17h | Workshop de Lumens | Formadora: Paula Lourenço

Os luminogramas remetem para os pioneiros da fotografia, os inventores do fotograma. O termo “impressões lumen” foi usado por Jerry Burchfield, um activista ambiental que reaproveitou papel expirado para registar a beleza da flora ameaçada nas florestas do Amazonas, no início deste século.

Sem recurso à revelação química os resultados são imagens que estão para além da beleza decorativa, da formalidade e também fora do campo científico. Este workshop é limitado a 8 pessoas, por ordem de chegada.

A entrada na feira é gratuita.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos - Fotografia de Diana Mendes