Esta semana a Central Gerador volta a ser palco de suspense com a noite de cinema com curadoria Motelx e, no sábado, temos também Sérgio Coutinho para dialogar através de poemas com alguns convidados, tudo de entrada livre. A exposição Esboços do Ofício dos alunos do ofício “Manual Prático de Ilustração” da Escola Gerador continua disponível até dia 22 e pode ser visitada esta semana. Descobre aqui um pouco mais sobre as iniciativas que vão passar pelo Lumiar esta semana:

12 de dezembro, quinta | Cinema: Curtas-metragens com curadoria Motelx
Todos os meses entregamos a programação do cinema a uma entidade diferente. Em dezembro o MotelX traz as melhores curtas-metragens até à Central Gerador. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do cinema de terror internacional e estimula a produção nacional com o maior prémio monetário para curtas-metragens em Portugal e no dia 12 vais poder ver:
– Piggy (14′)
Sara é uma adolescente com excesso de peso que vive à sombra de um grupo de raparigas populares. Enquanto nada numa piscina, as suas roupas são roubadas e Sara vê-se obrigada a ir embora vestindo apenas um biquíni. A longa caminhada para casa marcará o resto de sua vida.
– Häuschen – A Herança (15′)
Perdidos na floresta, numa noite de tempestade, Maria e Miguel refugiam-se no casebre de um velho lenhador. Aquela cabana parece ser o local ideal para se libertarem todos os desejos, fomes e feitiços. Mas, aparentemente, o velho lenhador de estranhos hábitos não vive só.
– The Desecrated (7′)
Uma jovem a trabalhar de noite na morgue descobre que não está sozinha. Com uma presença a espreitar, será que conseguirá chegar ao fim do seu turno?
– Canção de Embalar (13′)
Madalena, uma criança fruto de uma relação extraconjugal, é odiada pela madrasta que a culpa pelo incêndio que matou o marido. A mulher, cega, maltrata-a, chegando ao ponto de lhe cortar a língua. Até quando conseguirá a rapariga conter o demónio que tem dentro de si?
14 de dezembro, sábado | Poente – Diálogos: Sérgio Coutinho e poetas convidados

Pelas 19h30, vamos receber um serão de poesia original e de autores reconhecidos, ditos por amigos portugueses e estrangeiros que vivem em Lisboa. Sérgio Coutinho é um performer residente da Central Gerador com atuações mensais. Desenvolve estufas de poesia com os projetos “Bilingue”, “Irrecuperável Homem Bala” e “Poetas Mal Dizidos”. É anfitrião e xamã desta noite de “Diálogos” e traz alguns convidados:

Viton Araújo é diretor criativo, poeta, performer e, quando calha, tem alguma piada.  Eduardo Botelho é professor e, nas horas vagas, escreve histórias infantis para adultos. Mais do que de finais felizes, gosta de finais que rimam. É capaz de assassinar a personagem principal se isso lhe facilitar a métrica.

A leitura de Catarina Rosa Serra começa pelos contos de fadas, com ênfase no Barba Azul. Impulsionada pelos pais, professores de Artes, leu policiais e ficção científica, por amabilidade. Mais tarde, os românticos levaram à descoberta da Literatura. Colaborou em projectos literários em revistas. Tem um conto e o seu primeiro livro de poesia, publicado em 2018, pela novíssima Antítese.

Quem quiser dizer um poema, seu ou de um poeta admirado, apareça que teremos uma sessão de microfone aberto!

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, em dezembro fechamos nas sextas-feiras dia 8 e 13, e a partir de dia 22 até ao fim do mês. Fica atento Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

central-gerador-cultura-lumiar-gratuito-iniciativas