O mês de dezembro começa com a inauguração de uma nova exposição na Central Gerador. Para além disso temos uma variedade de iniciativas que vão invadir o Lumiar de quarta a sábado, descobre-as aqui:

4 de dezembro, quarta | Inauguração: Exposição Esboços do Ofício

Na quarta-feira, pelas 18h30, vamos inaugurar a exposição Esboços do Ofício que reúne o conjunto de projetos finais, e outros, elaborados pelos formandos do primeiro curso “Manual Prático de Ilustração” da Escola Gerador. Vamos contar com uma atuação especial da banda BuenaMoza, pelas 20h30, que integra um aluno que faz parte do ofício.

A geografia musical dos BuenaMoza inclui coordenadas do funk, do soul e da eletrónica, mas também com algum pop-rock à mistura. Juntaram-se em 2015 e desde então lançaram o primeiro EP de originais em 2017, sob o nome Next Time, distribuído digitalmente pela Nebula Records.

5 de dezembro, quinta | Cinema: Curtas-metragens com curadoria Motelx
Todos os meses entregamos a programação do cinema a uma entidade diferente. Em dezembro o MotelX traz as melhores curtas-metragens até à Central Gerador. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do cinema de terror internacional e estimula a produção nacional com o maior prémio monetário para curtas-metragens em Portugal. Na quinta-feira vais assistir a:
– Casa do Cais (11′)
Cinco amigos jogam o jogo do copo, desafiando o mundo sobrenatural. O que começa por ser uma brincadeira acaba por se tornar o pior pesadelo, quando estes se veêm assombrados por um fantasma estranhamente obcecado pela princesa do Pop.
– Five Course Meal (7′)
Um casal participa numa experiência misteriosa que envolve estar trancado numa sala durante 30 dias. Vão recebendo refeições,que devoram dominados por uma fome insaciável. Mas eventualmente a comida pára de vir, e a fome continua. O que farão?
– Don’t Feed These Animals (10′)
Num laboratório, um coelho lobotomizado dá vida a uma cenoura inteligente e gigante e, por acidente, dá também vida a uma vil cebola com planos maléficos. Agora, cenoura e coelho terão de pôr as suas diferenças de parte e unir esforços, para, juntos, eliminar esta ameaça.
– Your Last Day On Earth (12′)
Um homem com uma máscara de raposa rompe os limites do espaço e do tempo com apenas um objectivo: passar algumas horas com sua mulher, recentemente falecida. Mas por detrás desta viagem temporal está algo mais complexo e ambicioso.
– Feliz Natal Sr. Monstro (13′)
Uma menina caminha pelos corredores de um centro comercial abandonado. Na noite de Natal, encontra um homem vestido de Pai Natal com um mapa na mão, à procura de algo. Mas o que se esconderá nos recantos sombrios do edifício deserto?
6 de dezembro, sexta | Música – Concerto Rope Walkers
Na sexta-feira, pelas 21h, os Rope Walkers estreiam-se na Central Gerador em formato duo, piano e voz. Este é um projeto recente que apresentará alguns dos seus originais, em português e em inglês, com sons indie-pop e new-folk.
7 de dezembro, sábado | Poente – “O que vais acontecer aqui?”: Documentário e conversa sobre as lutas de habitação em Lisboa

“O que vai acontecer aqui?” é um documentário sobre aqueles que desafiam a conversão da cidade numa mercadoria, sobre os que desobedecem à injustiça construindo poder do lado de quem procura um lugar para viver, feito pelo coletivo Left Hand Rotation, em colaboração com Stop Despejos e Habita!

O debate vai incidir nos movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano provocadas pela expansão do capitalismo financeiro, que concentra riqueza em mãos de uns poucos, e aumenta a desigualdade social.

Descobre a programação completa para dezembro aqui e segue o Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades. Estamos abertos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e dia 15 (domingo), das 15h às 20h. Em dezembro vamos estar fechados nas sexta-feiras dia 8 e 13, e a partir de dia 22 até ao fim do mês.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Andreia Mayer