A celebração dos 5 anos do Gerador faz-se na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar em Lisboa. A programação decorre semanalmente, de quinta a domingo e o Café Central, a cafetaria da Central Gerador que elogia a gastronomia portuguesa está pronta a aconchegar barrigas alheias, de quarta a domingo, entre as 12h e as 24h.

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Junho a programação inclui conversas, cinema e um dj set a quatro mãos. Curioso?

13 de Junho às 19h30 | Conversa – Como fazer cultura para a infância?

Para nos ajudar a pensar como se faz cultura para os mais pequenos, desafiámos o professor, actor, encenador e investigador Gustavo Vicente, a actriz, criadora, assistente de encenação e mediadora cultural Leonor Cabral e, ainda, a ilustradora e designer gráfica que, desde 2004, faz parte da equipa da editora independente portuguesa Planeta Tangerina, Yara Kono.

A moderação da conversa fica nas mãos do Gerador.

14 de Junho das 21h às 23h | Cinema Festivaleiro e Bela e Mia apresentam “Do cinema ao Rock n’ Roll vai uma curta de distância” – o DJ Set

E se num festival de verão em vez de concertos, assistisses a uma sessão de curtas metragens? Nesta noite, abrimos as portas da Central Gerador para o ciclo de curtas Do cinema ao Rock n’ Roll vai uma curta de distância, programado pela actriz Mia Tomé.
Três filmes que te vão levar de Coimbra à margem sul do Tejo, passando por nomes de bandas como Tédio Boys, The Parkinsons, Nick Suave ou Capitão Fausto:

Barreiro Rock City – Um guia por Nick Suave, o mini documentário assinado por Bruno Martins e Leonor Bettencourt Loureiro que mostra o Barreiro de Nick Suave.

Breve História do Rock de Coimbra, 5 minutos de história sobre as bandas rock da cidade de Coimbra. Um filme de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda.

Pontas Soltas, um documentário de Ricardo Oliveira sobre a criação do terceiro álbum dos Capitão Fausto.

No final da sessão, entre as 22h e as 23h, a programadora deste ciclo Mia Tomé e a actriz Isabel Costa rodam discos na Central Gerador. Ah! E prometemos relva no chão. Não era um festival de verão?

15 de Junho das 18h às 22h | Dj Set Vasco Completo e Alexandre Ribeiro

Os DJ’s Alexandre Ribeiro e Vasco Completo tomam conta do final de dia da Central Gerador com um set a quatro mãos. O Alexandre Ribeiro é sub-editor do Rimas e Batidas e o Vasco Completo é produtor, músico e crítico musical.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes