No domingo, dia 2 de Junho, o Largo das Conchas no Lumiar, em Lisboa, recebe uma feira dedicada exclusivamente a ilustração.

Todos os domingos, entre as 11h e as 18h, este apetitoso largo que fica mesmo em frente à Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, enche-se de 10 bancas dedicadas a um tema específico.

Para esta feira dedicada a ilustração, o Gerador convidou 10 talentosos ilustradores que teve a sorte de conhecer nos últimos 5 anos. Descobre mais sobre cada um deles, já aqui em baixo:

Associação Oficina do Cego

A Oficina do Cego é uma associação que junta autores que partilham o interesse na utilização de técnicas de impressão, como a tipografia de caracteres móveis, a gravura ou a serigrafia.

aRita

A Rita, é designer gráfica e ilustradora. Licenciou-se em design no IADE e frequentou o mestrado de Design Gráfico na FA-UTL. Neste momento trabalha como freelancer.

Andreia Café – Illustration
Nasceu em 1995 em Évora e hoje trabalha e vive em Lisboa. Depois de ter terminado a licenciatura em Artes Plásticas, variante de Escultura, nas Belas Artes de Lisboa, dedicou-se à ilustração. Gosta de experimentar materiais diferentes e de misturar técnicas. Desenhar com a tesoura e poder brincar com colagens é a sua técnica preferida.
Ana Filipa Olimpio

A Ana, também conhecida como Curly, nasceu em Lisboa em 1989. Desde que se lembra que adora pintar e pôr a mão na massa. Teve a ideia louca de depois de uma licenciatura em design e um mestrado em desenho ir atrás dos seus sonhos e tornar-se ilustradora e designer. Gosta, acima de tudo, de pensar e criar a imagem perfeita para cada palavra e de utilizar tanto o design como a ilustração para ajudar as pessoas a sonhar por um mundo melhor.

Daniela Ferreira

Jovem beneditense a viver em Lisboa. Não conseguiu alienar-se do seu gosto pelos rabiscos e decidiu há uns anos que estava na altura de coligar a sua formação em comunicação com a ilustração. Tem colaborado com o Gerador por diversas vezes, com a sua crónica quinzenal de trocadilhos ilustrados “Postais de Pescada” e com alguns textos para a Revista Gerador. A sua espécie de BD “Hoje é o Dia”, um dos projectos vencedores do projecto Faísca Gerador, foi publicada em 2018.

Joana Paz

Designer e ilustradora freelancer e co-autora de seis livros para crianças. Estudou design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e complementou a sua formação artística com três anos de curso de desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes. No seu trabalho, desenvolve acima de tudo soluções criativas para livros e jogos de crianças. Tirou, ainda, o mestrado em História de Arte Contemporânea e tem estudado temas como a arte-educação e arte-terapia.

Mazurca handmade

Mazurca é uma marca, inspirada na natureza que está sediada em Lisboa. Sara, criadora da marca e designer é, na verdade, bióloga de formação. Em 2014 decidiu deixar o laboratório para aprender tudo o que podia sobre produção têxtil e artes. A Mazurca promove um consumo ético e sustentável e valoriza as matérias-primas produzidas localmente, principalmente o linho.

Pri Ballarin

A Pri nasceu em São Paulo no Brasil, é designer, ilustradora e artista visual a viver entre a sua cidade natal e Lisboa. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo e desde 2012 que participa no colectivo Desejos Urbanos, criando intervenções poéticas em espaços públicos. Em 2017 publicou o seu primeiro livro infantil no Brasil e participou do Programa de Arte Pública Fundação EDP, em Portugal.

Rita Faia

Nasceu em 1987 em Lisboa. Licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e pós graduou-se em Ilustração Artística pela UAL. A partir do curso de desenho da natureza e com todas as saídas de campo, descobriu que gostava mesmo era de desenhar plantas. Em 2017 foi seleccionada para os Jovens Criadores na categoria de ilustração. Actualmente trabalha como freelancer.

Vanessa Santos

Tem 28 anos e é de Lisboa. Trabalha como Motion Graphic Designer numa agência de publicidade, mas é a ilustração que lhe dá aquela alegria. É muito provável que, no seu trabalho, encontres plantas ou referências ao corpo feminino. Afinal, é o estado natural das coisas que a deixa mais feliz desenhar.

Para além das 10 bancas ilustradas, poderás ainda pôr as mãos na massa num workshop da Mazurca handmade sobre estampagem em tecido natural, que decorre entre as 12h e as 13h no interior da Central Gerador. O workshop é gratuito mas limitado a 10 pessoas, por ordem de chegada.

De 31 de Maio a 30 de Junho celebramos os 5 anos do Gerador com um mês de programação na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa. Sempre de quinta a domingo, das 12h às 24h, com cinema, conversas, exposições, poesia, dj sets ou mesmo feiras que invadem o incrível Largo das Conchas. O Café Central estará também aberto de quarta a domingo com petiscos e bebidas que aconchegam o estômago e elogiam a gastronomia portuguesa.

Os domingos serão sempre dedicados a feiras. Estas são as próximas:

9 de Junho | Feira do livro independente

16 de Junho | Feira da música

23 de Junho | Feira de ofícios

30 de Junho | Feira de fotografia

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Ilustração de Vanessa Santos