Tens interesse por serigrafia, cerâmica, marcenaria ou outros ofícios criativos? Se respondeste afirmativamente a esta pergunta então não podes faltar à Feira de Ofícios de dia 14 de Julho na Central Gerador, no Lumiar.

Entre as 11h e as 18h, vais poder conhecer nove projetos distintos que partilham entre si a paixão de criar com as mãos: Atelier Joana Limão, Form-a Craft Design, Homes in Colour, JIVA Handmade, LogikEvidence, Mazurca Nature Prints, Sedimento, IT’S OK TO GO SLOW e Sofia Magalhães Cerâmica. A entrada na feira é livre :)

Deixamos aqui algumas curiosidades sobre cada um destes projetos:

Atelier Joana Simão

O Atelier Joana Simão é um projeto com cerca de 6 anos que consiste maioritariamente em cerâmica utilitária de linhas simples e numa paleta de preto e branco. Alguns objectos decorativos remetem à presença constante de “coisas do mar” pois a Joana é do sul e o mar é uma constante inspiração no seu trabalho.

A designer e curiosa Carla Lopes é a cabeça e as mãos por detrás da Form-a Craft Design, um projecto de upcycling de materiais não recicláveis como uma lona publicitária, redes plásticas de legumes ou antigos botões, que recupera e transforma em diversos objectos. Desde jardins verticais, cadeiras, almofadas, tapetes, carteiras, malas ou mesmo bijutaria.

Homes in Colour 

Uma marca de cerâmica elegante, gráfica e feminina feita à mão. As peças, que abraçam o conceito de jóia para a mesa e para a casa no geral, têm sempre apontamentos dourados com ouro de 12 quilates.

I T ‘ S  O K  T O  G O  S L O W

Uma marca inspirada no movimento slow living – em português viver devagar – e na necessidade de criar objectos com significado, respeitando a sabedoria das técnicas ancestrais de uma forma moderna e ética. Os materiais são escolhidos cuidadosamente, cada peça é feita à mão em tear artesanal, uma a uma, em edições limitadas. Cada produto é, por isso, único.

JIVA Handmade

JIVA significa alma, espírito, ser vivo. Para a fundadora da marca, Martina, representa a alegria e o amor com que faz cada peça individualmente. São peças criadas em betão, usando areia e cimento como base e pigmento para dar cor. As misturas são feitas à mão por Martina e, de seguida, despejadas para os moldes.

LogikEvidence

São especializados em design, arquitetura e fotografia e usam estas dimensões artísticas como base para explorar outros campos como a ilustração, a pintura, a escultura ou a fotografia.

Mazurca Nature Prints

Mazurca é uma marca, inspirada na natureza que está sediada em Lisboa. Sara, criadora da marca e designer é, na verdade, bióloga de formação. Em 2014 decidiu deixar o laboratório para aprender tudo o que podia sobre produção têxtil e artes. A Mazurca promove um consumo ético e sustentável e valoriza as matérias-primas produzidas localmente, principalmente o linho.

Sedimento 

Criado em 2017 por Maud Tèphany e Úrsula Duarte, Sedimento é um co-work exclusivamente vocacionado para a cerâmica.
Além dos workshops e das bancadas para residentes, também é uma marca com a qual as duas ceramistas assinam os trabalhos que fazem para projetos exclusivos, do fine dining à decoração de interior.

Sofia Magalhães Cerâmica

Sofia Magalhães, nasceu em Vila Real em Trás-os-Montes e hoje vive e trabalha em Lisboa. Em 2004 começou a sua formação em cerâmica no ar.co. – centro de arte e comunicação, que continuou em Florença e campo da Toscana com vários escultores e ceramistas. Fundou o atelier Caulino onde trabalhava como ceramista, artista e professora. Em 2011 é seleccionada para o prémio de ilustração Jovens Criadores com a dupla Com Amoras (juntamente com Margarida Fernandes). Entre 2015 e 2018 trabalha com Thierry Simões no atelier Pátio do Tejolo na construção de ateliês de cerâmica e desenho.

Durante a feira, acontece ainda um workshop gratuito:

16h às 17h – Workshop Ginásio de Ofícios Fica – Oficina Criativa

Durante 1 hora, a Fica vai mostrar alguns dos ofícios que podes experimentar no seu Ginásio de Ofícios. Serão 3 oficinas, onde terás acesso a uma breve explicação e demonstração de serigrafia, cerâmica e marcenaria. O workshop é gratuito mas limitado a 10 pessoas, por ordem de chegada.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Foto da Fica – Oficina Criativa, um dos projectos que participa na Feira de Ofícios