fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Centro Cultural Vila Flor celebra 15 anos com Contextile, Teresa Salgueiro e Tiago Rodrigues

Setembro marca os 15 anos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), a principal sala de…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Setembro marca os 15 anos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), a principal sala de espetáculos em Guimarães, mas também traz o regresso da programação d’A Oficina. O início das celebrações dá-se com a inauguração de Contextile, a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que fica no CCVF e no Palácio Vila Flor até 25 de outubro.

A Contextile deste ano conta com 58 obras de 50 artistas provenientes de 29 países diferentes, que resultam de uma seleção de entre 1150 propostas. Além do percurso expositivo, a Contextile organiza conversas (TextileTalks) que, durante dois dias - 6 e 7 de setembro - pretendem abrir a reflexão sobre o têxtil no contexto da arte contemporânea. Para estas conversas com entrada gratuita é necessário fazer uma inscrição através do endereço bienal@contextile.pt.

No jardim do CCVF, a partir de 12 de setembro, estará patente Observatório Natural, uma exposição com imagens captadas por Jorge Sarmento em diferentes locais de Guimarães, como a Penha, o Parque da Cidade e a Veiga de Creixomil, dando a conhecer diferentes espécies da fauna e da flora da região. Esta exposição que resulta de uma parceira entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Fundação de Serralves, A Oficina e o Laboratório da Paisagem mantém-se patente até ao dia 1 de dezembro.

Sábado, dia 12 de setembro, às 21h30, Teresa Salgueiro, a voz que inaugurou o CCVF, regressa ao mesmo palco com a Orquestra de Guimarães. Para que todos se possam juntar, a entrada é gratuita, tendo apenas a restrição de um levantamento máximo de 2 bilhetes por pessoa, durante o dia do espetáculo, no horário de funcionamento da bilheteira do Palácio Vila Flor.

Julinho da Concertina, músico natural de Santiago, em Cabo Verde, que já é um nome afirmado no circuito musical português, dará um concerto na Black Box do Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG), no dia 18 de setembro às 21h30. O concerto insere-se em Terra - Ciclo de Músicas do Mundo e tem um custo de 10€ - havendo a possibilidade de adquirir o passe com acesso aos três concertos do ciclo por 25€.

No dia seguinte, no grande auditório do CCVF, Tiago Rodrigues estreia Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, a sua mais recente criação. A peça conta a história de uma família cuja tradição é matar fascistas, que tem como figura central Catarina, o membro mais novo, que se irá iniciar na prática. Ao mesmo tempo surge o fantasma de Catarina Eufémia, assassinada em 1954, em Baleizão, durante a ditadura fascista, para conversar com o fascista de 2020 que aguarda o seu destino. 

A programação d’A Oficina para o mês de setembro tem ainda atividades para os mais novos, visitas noturnas e cinema. Podes descobri-la aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia da peça Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, da cortesia d'A Oficina

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0