De forma a comemorar os seus 75 anos de vida, o Centro Nacional de Cultura (CNC) acaba de lançar um canal de podcasts com a sua “áudio-história”.

Através desta iniciativa serão disponibilizadas gravações históricas de grandes projetos que marcaram a vida do CNC no final do século XX: desde conferências, cursos, entrevistas e outros documentos preciosos saídos do seu arquivo histórico.

O primeiro podcast desta série, disponível aqui, apresenta uma gravação de 1985, ano em que o CNC comemorou a passagem do cometa Halley, com o projeto Halley Hall. O Centro comemorava à época os seus 40 anos e organizou uma instalação no Centro Comercial das Amoreiras, inaugurada a 25 de outubro desse ano, com a colaboração muito especial de António Palolo e de Alberto Vaz da Silva.

O CNC é uma associação cultural fundada em 1945, sendo que durante o salazarismo se tornou num espaço de encontro e diálogo entre os diversos sectores políticos e ideológicos, por onde passaram figuras da cultura portuguesa como Sophia de Mello Breyner, Francisco Sousa Tavares, João Benard da Costa, Helena Vaz da Silva e Guilherme d’Oliveira Martins.

Depois do 25 de Abril de 1974, o CNC tem prosseguido uma missão baseada na defesa do património cultural português e divulgação da cultura portuguesa, apresentando uma programação variada, dividida entre exposições, lançamento de publicações, colóquios, sessões de formação ou viagens de estudo, desenvolvendo ainda projectos em parceria com congéneres de outros países europeus e acolhendo estagiários e artistas estrangeiros ao longo do ano.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Drew Coffman via Unsplash

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.