Estão abertas as inscrições para “Saber Cerveja”, o novo curso, com início a 25 de janeiro, dos Cervejeiros de Portugal em parceria com a APTCM – Associação Portuguesa dos Técnicos de Cerveja e Malte.

As inscrições estão abertas no site da AHRESP e a formação é destinada a profissionais do setor HORECA. O primeiro módulo do curso da Academia da Cerveja denominado “Prata: Saber Servir Cerveja”, sobre técnicas e práticas para um serviço de excelência, será realizado no formato digital, durante os dias 25,26 e 27 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h30.

Seguindo-se dos módulos, com datas a anunciar, “Gold: Saber Comunicar Cerveja” onde se fornecerá ferramentas  técnico-científicas sobre o produto para aconselhamento e comunicação ao cliente e  Platina : “Saber recomendar Cerveja”, “que irá ilustrar boas práticas no que respeita a harmonização de cerveja com a gastronomia ou degustação dos diferentes tipos de sabores”.  O curso tem como objetivo “ampliar e democratizar o conhecimento sobre a Cerveja e a sua cultura, tanto na arte de saber servir uma cerveja, como na arte de saber recomendar uma cerveja conforme as diferentes ocasiões de consumo, nomeadamente no acompanhamento gastronómico, potenciando o nível de conhecimentos dos profissionais das empresas do canal setor HORECA, adequando-os às exigências do mercado e constante evolução das tendências”. – refere a organização.

O acesso ao curso para empresas associadas da AHRESP tem o valor de 12,30€ e para empresas não associadas, o valor de 36,90€.

 “Num momento em que as novas medidas restritivas determinam o fecho generalizado do HORECA, a Associação não podia deixar de demonstrar a total solidariedade dos seus associados junto de todos os profissionais deste canal, tão intimamente ligados à atividade cervejeira, uma vez que cerca de 70% da cerveja consumida em Portugal são em restaurantes, bares e cafés.  Esperamos que esta primeira iniciativa da Academia da Cerveja tenha um contributo positivo e, acima de tudo, de preparação para a tão esperada reabertura destes estabelecimentos onde se respira gastronomia e convívio social, valores tão próximos da cultura Cervejeira” – reforça Francisco Gírio, Secretário Geral da Associação Cervejeiros de Portugal.

Cervejeiros de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos, que representa as empresas da indústria da produção e/ou enchimento de cerveja, pretende “ser a voz da indústria” a nível nacional e apoiar política e legislativamente o setor.

Texto de Filipa Bossuet

Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.