A primeira edição da Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto vai decorrer de 16 de maio a 2 de julho em quinze espaços da cidade, como os Jardins do Palácio de Cristal, a Casa do Infante ou o Centro Português de Fotografia. 

O ponto de partida para a primeira edição do evento foram as mudanças culturais e ambientais, bem como o reconhecimento do ser humano enquanto força de construção e destruição da estrutura do planeta. O Ci.CLO conta com 16 exposições, 11 curadores e 53 artistas, portugueses e estrangeiros. 

Ci.CLO Bienal'19 TEASER

Ci.CLO Bienal'19 TEASER is out!Porto, from 16 May to 2 July.More info: https://ciclo-bienal.org

Publicado por Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto em Sexta-feira, 3 de maio de 2019

A Ci.CLO já existia enquanto estrutura independente de pesquisa e criação 

A Ci.CLO é "uma estrutura independente de pesquisa e criação, na área da fotografia e a sua interação com outras disciplinas artísticas, ambientais e sociais”. Apesar de esta ser a primeira edição da Bienal de Fotografia, a Ci.CLO já tem vindo a desenvolver projetos em colaboração com vários centros e instituições culturais, públicas e privadas. 

A equipa constitui-se por um grupo de artistas, investigadores e especialistas, “com valências distintas que se complementam para desenhar e implementar cada projeto”. A direção artística é de Vergílio Ferreira, a gestão do projeto de Ana Carvalho e a produção de Ana Cidade Guimarães.

As residências artísticas e oficinas, um simpósio e o lançamento do Guia-verde são alguns dos pontos-chave que a organização destaca no programa da Bienal de Fotografia do Porto, que podes consultar na íntegra aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.