Entre os meses de junho e novembro de 2021, as 12 aldeias que integram a rede de aldeias histórias portuguesas recebem a 5ª. edição do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que dinamiza um conjunto de eventos e atividades locais, de participação presencial, promotoras da cultura, gastronomia, tradição e património de cada aldeia.

Já na edição anterior do Ciclo “12 em Rede”, a programação emitida em live streaming se revelou promissora, pelo que, este ano, será possível assistir online aos eventos, incentivando também aos participantes a iniciar um percurso de visita aos territórios, que fazem parte da rede de Aldeias Histórias de Portugal, explorando a riqueza histórica e patrimonial destes lugares e preservando a memória coletiva e costumes dos seus habitantes.

Concerto “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”, em Trancoso

O evento teve início no dia 5 de junho, em Trancoso, com o concerto “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”, uma criação de Tiago Sami Pereira e César Prata que levou até à cidade o músico Carlão. No Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” segue-se a aldeia de Castelo Novo, que, a dia 19 de junho, celebra um encontro com as receitas típicas da região. “À MESA” convida a conhecer, pelas histórias e vivências das famílias da aldeia, o seu património gastronómico e cultural.

A programação, que se estende até dia 6 de novembro, percorrerá no final de junho, dia 26, a aldeia de Castelo Mendo. No mês de julho, visitamos um total de quatro aldeias histórias. Sortelha, no dia 3 de julho; Belmonte, do dia 10; Almeida, a 17 de julho; e Linhares da Beira no último dia do mês. Seguem-se Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, no dia 11 de setembro; a aldeia de Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, no 30 de outubro; e por fim Monsanto, a 6 de novembro de 2021.

Mostra de gastronomia local, em Trancoso

Esta iniciativa, que caminha já na sua 5ª. edição consecutiva, tem como principal objetivo dinamizar eventos pontuais que elevem as tradições e costumes característicos da aldeia, à memória do presente e do futuro. Outros dos principais intuitos do Ciclo “12 em Rede -  Aldeias em Festa”, é contribuir para reforças as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável. Nesse sentido, e pelo terceiro ano consecutivo, torna-se o único ciclo de eventos em rede, a nível mundial, com certificação BIOSPHERE Events.

A programação completa encontra-se disponível no site oficial do evento e nas redes sociais das Aldeias Históricas de Portugal, esta que é uma Associação de Desenvolvimento Turístico sem fins lucrativos, criada em 2007 para promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal, que soma mais de uma dezena de lugares únicos do território nacional.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis na página de facebook Aldeias Históricas de Portugal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.