O LU.CA - Teatro Luís de Camões desenhou o ciclo "As crianças, um teatro e uma cidade” para refletir o papel das crianças nas opções culturais das cidades e o papel do teatro, enquanto espaço cultural e artístico, na comunidade e na educação. Convidam outros programadores para crianças e jovens, artistas, educadores, académicos e crianças — elas mesmas — a participar numa reflexão conjunta, através de leituras, masterclasses, instalações  e conferências, durante o mês de Janeiro do ano que vem.

O programa é constituído por “Uma cidade das crianças”, uma instalação em papel e cartão de uma cidade imaginária concebida pelo coletivo Oupas!., a "Miniconferência para Miúdas e Miúdos Curiosos: Para que serve a cultura?”, dada pelo escritor José Maria Vieira Mendes, as “Leituras de uma biblioteca espetacular”, com João de Brito e Miguel Fragata, a masterclass “Territórios Educativos e a Transformação Social”, com a especialista brasileira em Educação e Direitos Humanos Helena Singer, a conferência “As crianças, um teatro e uma cidade”, onde se vai levantar questões-chave sobre a temática do ciclo com a curadoria de Liliana Coutinho e Susana Menezes, e o festival PLAY, uma sessão que explorar o dia a dia das cidades e o que por lá se passa. 

Este espaço é o primeiro em Portugal exclusivamente dedicado às artes prerrogativas para a infância e para a adolescência. A programação artística a que dá enfoque teve início em 2007, no Maria Matos Teatro Municipal e mudou-se para o Teatro Luís de Camões em Junho de 2018, ampliando a sua missão e objetivos. 

Podes ver o programa completo, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de LU.CA - Teatro Luís de Camões © Alípio Padilha

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.