A nova revista semestral Cidade Minúscula tem como objetivo desenvolver comunidades sustentáveis e despertar nas crianças o interesse pelo território, simplificando a arquitetura para os mais pequenos. O primeiro número chegou às bancas no dia 1 de junho, Dia da Criança, e foi dedicada ao recreio. A próxima edição está prevista para o Natal deste ano.

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Carolina Freitas em conjunto com João Sousa, Pedro Martins, Rodrigo Lopes e Sabrina Santos. Em entrevista ao P3 do Público, Carolina explicou que “a ideia surge para preencher a lacuna que existe relativamente a revistas de arquitetura para crianças. Noutros países há tentativas de se fazer algumas brochuras, mas que não têm uma periodicidade como esta projeta ter”.

Mas a Cidade Minúscula não começou na revista. Arrancou em 2017, com o desenvolvimento de workshops e sessões de esclarecimento na região de Aveiro, com o propósito estimular as crianças a pensar sobre a for­ma como as cidades devem estar planeadas. “Já trabalhamos com cerca de mil meninos localmente e a revista acaba por surgir para chegar a crianças noutros locais do país. Notamos que eles têm uma percepção totalmente diferente do que é o espaço público, de como deve ser gerido e até de como devem organizar o espaço interior de uma casa. Não queremos que eles sejam arquitetos, queremos que desenvolvam uma maior noção física e um maior espírito crítico”, conta a arquiteta ao P3.

A revista é dirigida a uma faixa etária entre os seis e os nove anos, com exercícios que envolvem crianças e respetivos pais, mães e professores, bem como com um glossário para descomplicar conceitos mais complexos. Está prevista uma edição online, que será lançada quando os conteúdos estiverem devidamente adaptados ao universo infantil.

A Cidade Minúscula conta com uma lista de parcerias que inclui faculdades de arquitetura e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. Custa cinco euros e está à venda em vários locais em Aveiro, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Espinho ou através da página do Facebook.

Texto de Rita Dias
Logotipo da Cidade Minúscula

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.