De 28 de julho a 15 de setembro o cinema português faz-se à estrada através de uma caravana. A Cine-Caravana é uma iniciativa que permite às populações locais usufruir de eventos culturais ao ar livre e de forma gratuita. Com a duração de oito semanas, o objetivo é cumprir 27 cidades em 18 distritos portugueses.

Cada cidade, um filme português. É esta a ideia das duas programadoras à frente do projeto Cine-Caravana, Vanessa Alvarez e Julita Santos. Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Rita Nunes, Jorge Cramez, José Fonseca e Costa ou João César Monteiro são alguns dos nomes projetados com o apoio do Ministério da Cultura, do ICA e dos CTT em locais como praças e jardins. Algumas sessões vão ter ainda a particularidade de contar com a presença de cineastas e atores.

No dia de hoje, 12 de agosto, o destaque recai sobre o filme "Ruth" de António Pinhão Botelho. A cidade contemplada é Figueira da Foz.

RUTH - Trailer

Podes consultar aqui toda a programação.

As sessões têm sempre início às 21h30 e os bilhetes gratuitos devem ser levantados a partir de uma Loja CTT na localidade desejada. Tome-se nota que estes necessitam de ser recolhidos até ao dia útil anterior à sessão. A sala de cinema móvel ao ar livre possui a lotação de 200 pessoas.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash