Entre 10 de julho e 11 de setembro decorre a segunda edição do ciclo Cinema na Vinha. O objetivo passa por promover o vinho verde pelo país. Depois de uma edição-piloto em 2019, o ciclo chega agora a dezena e meia de localidades de Portugal continental, com sessões ao ar livre à hora do jantar.

A organização está a cargo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). O programa, do qual constam oito filmes, tem curadoria de Daniel Ribas e Rita Morais. As obras dividem-se por 20 sessões, sendo "A viagem" a temática que as une. Viagens não apenas físicas, procurando refletir-se sobre a relação entre espaço e tempo. Todas as sessões arrancam pelas 20h30 horas com uma prova de vinhos verdes.

Entre 10 de julho e 11 de setembro haverá sessões entre vinhas na Região dos Vinhos Verdes, na Quinta da Raza (Celorico de Basto), Adega Edmun do Val (Valença), Monverde Wine Experience Hotel (Amarante), Palácio da Brejoeira (Monção), Adega de Ponte da Barca, Solar das Bouças (Amares), Quinta de Lourosa (Lousada), Quinta de Linhares (Penafiel) e Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (Ponte de Lima). Pelo meio, o evento passa pela primeira vez por Covilhã (New Hand Lab), Bragança (Museu do Abade de Baçal), Évora (Antigo Matadouro - Polo Cultural), Coimbra (Praça do Comércio) e Faro (Museu Municipal).

Podes encontrar toda a programação aqui. As sessões estão limitadas a 50 pessoas.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels