A terceira edição do BEAST Festival Internacional de Cinema regressa ao Porto entre 28 de setembro a 6 de outubro. Ao todo, serão nove dias de programação sobre a cultura cinematográfica da Europa de Leste. A Lituânia é o país em foco deste ano, no entanto, também haverá espaço para a programação portuguesa.

Esta edição conta com programação de filmes, masterclasses, oficinas e várias atividades em paralelo. Com a Lituânia em destaque, o festival vai apresentar, entre outras coisas, a estreia nacional de “Wonderful Losers”, de Arunas Matelis, e haverá homenagens a importantes autores do país báltico.  Além disto, o BEAST apresenta ainda uma competição de documentários, ficção e filmes experimentais compostOs pelos 21 países que integram a Europa oriental.

O cinema português também estará em destaque. Os filmes a apresentar serão “Extinção”, de Salomé Lamas; “Pele de Luz”, de André Guiomar; “Direito à Memória”, de Rúben Sevivas; “Grind”, de Yuri Alves; “VHILS – DEBRIS, MACAU”, de José Pando Lucas e “Quarto em Lisboa”, de Francisco Carvalho.

O festival vai ter lugar marcado no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mas também noutros espaços como o Candelabro, Espiga, Arca e OKNA.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Erik Witsoe via Unsplash
 O Gerador é parceiro do BEAST Festival Internacional de Cinema

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.