Celebra-se hoje, 29 de abril, o Dia Mundial da Dança. As comemorações da Companhia Nacional de Bailado (CNB) fazem-se pelo país fora, passando por cidades como Aveiro, Leiria, Faro e, com uma programação mais extensa, Lisboa. No Teatro Camões, em Lisboa, a CNB abre as portas dos bastidores e convida o público a assistir a ensaios comentados. 

A Companhia Nacional de Bailado preparou uma programação especial no Teatro Camões, que decorrerá a partir das 15h00. Sofia Campos, diretora da CNB, explicou à Lusa que o objetivo é tornar possível que se espreite “para lá da cortina da CNB” e que isso tem a ver “com a ideia de abertura e de aproximação aos públicos habituais, e dirigida aos novos públicos que estamos a conquistar”. 

“Na CNB nunca foi feito, é a primeira vez. É um programa novo e diferente, que revela os momentos do processo criativo”, assinalou também Sofia Campos. Ao mesmo tempo, fora das portas da sala de espetáculos, estará exposta a exposição “Outras Danças”, que engloba um projeto de alunos da World Academy em parceria com a CNB, testemunhos sobre obras, criadores e bailarinos e uma exposição de figurinos de alguns bailados já apresentados na presente temporada. 

O programa no Teatro Camões inicia-se às 15h00 e a aula aberta está marcada para as 19h00. Depois desta aula, que terá lugar no palco do teatro, serão realizados os ensaios comentados das duas novas criações de Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes, “Annette, Adele, e Lee” e “Madrugada”, respetivamente. A moderação e comentário dos ensaios serão feitos por Maria José Fazenda, professora, investigadora e autora de uma das últimas edições da CNB com a Imprensa Nacional, “Da Vida Da Obra Coreográfica”. 

Irina de Oliveira – DMD'19

Já tem companhia para dia 29, o Dia Mundial da Dança? Nós vamos estar no Teatro Camões. Venha ter connosco. O convite da bailarina da CNB Irina de Oliveira. Dia Mundial da Dança ∎ 29 abrilwww.cnb.pt

Publicado por Companhia Nacional de Bailado em Domingo, 28 de abril de 2019

A CNB partilhou no Facebook convites em forma de vídeo, feitos diretamente por membros da companhia 

Ainda no dia 29 a CNB apresenta em Aveiro “A Perna Esquerda de Tchaikovski”, da autoria de Tiago Rodrigues, com interpretação da bailarina Barbora Hruskova e do pianista Mário Laginha, autor da música original deste espetáculo. Tanto em Aveiro como em Leiria e Faro serão dadas masterclasses de técnica de dança clássica orientadas por Carla Pereira, João Carlos Petrucci e Susana Matos.  

O Dia Mundial da Dança, instituído pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, é celebrado a 29 de abril, data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna. Neste dia comemora-se, em instituições de todo o mundo, a dança enquanto linguagem universal que aproxima artistas e públicos.

A entrada para o evento no Teatro Camões é livre e os bilhetes estão disponíveis para levantamento no próprio dia na bilheteira da sala de espetáculos, com limite de dois por pessoa. 

Acompanha a Companhia Nacional de Bailado, aqui.

Texto de Carolina Franco e Lusa
Fotografia de Suhyeon Choi via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.