fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Coimbra e Loulé recebem “alguns dos pensadores mais destacados do meio artístico”

Vem aí a PARTE Summit. São dois sábados consecutivos, em Coimbra e em Loulé, de debates, palestras e perfomances sobre a arte contemporânea.

Fotografia de Antonio Sessa via Unsplash

A edição deste ano da PARTE Summit vai ter lugar em Coimbra e Loulé, nos dias 30 de julho e 6 de agosto, respetivamente. Em causa está um “encontro internacional que junta algumas das pensadores e pensadores mais destacados no meio artístico” em palestras, mesas redondas e perfomances

De acordo com os responsáveis, nestes dois sábados consecutivos, em sessões “de dia inteiro”, vão ser promovidos painéis multidisciplinares que juntam artistas, autores e outros pensadores “para ensaiar respostas ou dar continuidade a interrogações comuns” sobre a arte contemporânea. Trata-se, pois, de um seminário que se quer dedicar à “reflexão e partilha de conhecimento”.

“Impulsionado pela arte contemporânea, o encontro pretende envolver múltiplas esferas do saber e todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades”, detalha a organização da PARTE Summit.

Convém explicar que a sessão a decorrer em Coimbra, a 30 de julho, terá lugar no Convento de São Francisco, enquanto a sessão a decorrer em Loulé, a 6 de agosto, acontecerá no Cineteatro Louletano.

Os bilhetes estão à venda no site da PARTE Summit, no qual também já é possível explorar a programação. Por exemplo, na sessão do final de julho haverá uma conversa com o título “Porque é que olhamos para as exposições”.

A PARTE Summit é uma das atividades promovidas anualmente no âmbito da PARTE Portugal Art Encounters, um “programa anual e de continuidade que apoia a internacionalização do sistema da arte contemporânea em Portugal", ao mesmo tempo que “reforça a relação histórica entre a arte e o turismo”. Isto para afirmar o país como “um destino de referência no circuito artístico, promovendo artistas, agentes, projetos, estruturas e os territórios que compõem o ecossistema local.”

Assim, neste quadro, e ainda antes da PARTE Summit, vão ser dinamizados em julho dois circuitos consecutivos de visita ao País, os PARTE Circuits, que terão a duração de uma semana e acolheram um grupo de sete convidados, entre curadores, diretores de museus e eventos de relevo, e críticos ou jornalistas da imprensa especializada.

Em julho, será também lançado o PARTE Book, uma "publicação-guia do turismo de arte em Portugal que mapeia e contextualiza o ecossistema artístico local e, paralelamente, reúne reflexões inéditas sobre questões centrais da produção artística contemporânea."

A PARTE é um programa da empresa Flamingo Circuit, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal. Conta também com o apoio da Ministério da Cultura e da Direção Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap