Como fazer cultura para todos hoje?

A nossa pergunta de sempre nunca fez tanto sentido

Numa altura em que deixamos de poder usufruir de muitos locais onde a cultura acontece, será que a cultura é posta em causa? Este é o momento mais importante de sempre para pensar na relevância da cultura para todos.

Nestes últimos dias, esta pergunta esteve sempre presente nas nossas cabeças. Começámos por esboçar algumas respostas no formato de ideias, que apresentamos em baixo, mas sentimos necessidade de ouvir mais gente. Por isso, fomos questionando as pessoas e as entidades que nos rodeiam. Ao longo destes dias vamos revelando as respostas que fomos recebendo.

Mas também queremos saber a tua opinião. Vai até ao fim desta página e partilha connosco os teus pensamentos.

Respostas em formato de ideias que vamos pôr já em prática

Cultura para matar o Bicho

Todos os dias vamos ter momentos culturais no nosso site. Desde duetos em directo com artistas de áreas culturais diferentes, passando por conversas semanais ao vivo moderadas por um jornalista do Gerador, a leituras encenadas sempre às quintas-feiras, até a workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Descobre aqui o nosso plano semanal.

Gargantas Soltas

São nestes momentos incertos que procuramos ouvir vozes que admiramos, que falem abertamente e apontem caminhos. Por isso, todos os dias vamos dar espaço a artistas, a pessoas da cultura, mas também da saúde mental, da política, da economia ou da gastronomia, porque achamos que é importante dar atenção a estas dimensões neste momento.

Agenda Caseira

Refizemos toda a nossa agenda para ser muito mais fácil consultar. Pusemos de parte todas as iniciativas presenciais, por agora, sim, só por agora, e apostámos em mostrar todos os eventos disponíveis à distância de um clique para aproveitares em casa. Se tiveres ideias de momentos que queiras partilhar, usa este mail.

Reportagens sem Restrições

Vamos continuar a fazer jornalismo de investigação cultural durante este período. Continuaremos a convocar autores, artistas, decisores e entidades para se expressarem de forma aberta. Mas vamos fazer mais: todos os sábados haverá uma grande reportagem que explora a relação entre a cultura e a pandemia, porque há sempre temas importantes para falar.

Escola Gerador

A nossa escola transforma-se e evolui para o online a partir da próxima temporada, que arranca já no dia 13 de abril. Adequámos os conteúdos com novas abordagens que façam mais sentido neste tipo de meio e prometemos lançar novos ofícios nas temporadas seguintes. E, finalmente, chegamos de igual forma a todas as regiões do país. Sabe mais aqui.

Mercado Gerador

A partir de abril vamos lançar uma nova loja no nosso site com espaço para os autores e artistas nacionais poderem vender os seus trabalhos. Nesta fase em que muitos viram desaparecer algumas fontes de financiamento habituais, julgamos que podemos contribuir com outras oportunidades. Se estiveres interessado em fazer parte, contacta-nos.

Partilha os teus pensamentos

Queremos saber a tua opinião sobre Como fazer cultura para todos hoje?

Escreve aqui uma frase até 200 caracteres (com espaços) com os teus pensamentos e ajuda-nos a reflectir sobre a importância da cultura actualmente. Vamos selecionar algumas frases para publicar no nosso site e redes sociais, sempre com a menção ao autor.

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap