fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Companhia Cepa Torta leva “Estudos sobre o desejo – Tomo I – O Barão” ao Porto e Caldas da Rainha

Depois de oito apresentações em Lisboa, a companhia de teatro Cepa Torta leva agora o…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de oito apresentações em Lisboa, a companhia de teatro Cepa Torta leva agora o espectáculo “Estudos sobre o desejo – Tomo I – O Barão” a outros pontos do país, com duas apresentações já marcadas: nos dias 21 e 22 de Setembro, a peça sobe ao palco no Passos Manuel, no Porto, e nos dias 12 e 13 de Outubro estará em cena no SILOS Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha.

Em “Estudos sobre o desejo – Tomo I – O Barão”, cinco performers juntam-se em palco para contar ao espectador a história de O Barão, um conto do escritor português Branquinho da Fonseca. O conjunto de espectáculos de "Estudos sobre o desejo" abordam, segundo o encenador Miguel Maia, "um conceito que é fulcral na criação artística — o do desejo enquanto força motriz de qualquer acto consciente ou inconsciente de criação".

Neste primeiro Tomo, o conto de Branquinho da Fonseca que é levado ao palco, publicado pela primeira vez em 1942, tem como pano de fundo uma remota aldeia portuguesa. A história, narrada na primeira pessoa por um inspector da escola primária em visita de trabalho à aldeia, relata o seu encontro com o Barão, habitante de personalidade excêntrica. A este texto, que serve como base, juntam-se o ensaio As Portas da Percepção, de Aldous Huxley, e alguns excertos de textos de Georges Bataille, cruzando-os com histórias pessoais.

Segundo o encenador, o espectáculo é encarado como um estudo, "que fazemos recorrendo aos performers, às memórias dos seus corpos, às propostas das suas mentes quando sujeitas ao acto de mostrar". O trabalho de O Barão está, de acordo com Miguel Maia, intimamente ligado tanto ao seu percurso pessoal como profissional, uma vez que se baseia num conceito que vê como pouco explorado e que lhe parece central na criação artística: "o desejo enquanto objecto que queima e que faz mover todos os pensadores e artistas que admiro".

A interpretação e co-criação está ao cargo de Inês Garrido, Isac Graça, Rita Marques e Telmo Mendes, com direcção de produção de Leonor Buescu, e tem a duração de 1h40.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Sónia Godinho

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0