Entre 26 e 28 de junho, decorrerá a 2ª Edição do Concurso de Piano de Oeiras (CPO), com versão online transmitida através da página de Facebook do Município de Oeiras e do CPO. Além de concurso, o CPO é também o palco do trabalho desenvolvido por jovens pianistas, enquanto oportunidade de apresentarem o trabalho desenvolvido perante um júri diversificado entre docentes e concertistas de referência nacional e internacional.

Aproveitando a edição online, que garante a segurança e o conforto de todos os participantes e de quem os acompanha, o Concurso de Piano de Oeiras ampliou as inscrições a alunos de diversos países, abrindo portas à internacionalização. O evento contará com alunos e alunas de Portugal, Brasil, Rússia, Roménia, Turquia e Espanha, com idades compreendidas entre os 5 e os 25 anos.

O júri é composto por António Toscano, Luísa Tender, Jorge Martins e Tiago Nunes, de Portugal, Adriano Jordão (também português, mas com carreira internacional) e Constantin Sandu (Roménia). Estavam convidados os jurados Gulsin Onay (Turquia) e Jeffrey Swann (EUA), mas não poderão comparecer nesta edição de 2020 pela incerteza das deslocações extracomunitárias. Constantin Sandu irá assumir o Recital de Abertura, com obras de Beethoven, em homenagem aos 250 anos do músico celebrados este ano.

O Concurso de Piano de Oeiras, que teria lugar no Parque dos Poetas, numa iniciativa da Associação CulturXis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, será o único a realizar-se este ano. Dada a situação atual, optou-se pela realização do Concurso em formato online e as provas serão transmitidas, entre 26 a 28 de junho, através das diversas plataformas digitais do Município de Oeiras e do CPO.

Texto de Rita Dias
Fotografia da cortesia do CPO

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.