A Fundação da Juventude organizou, pela primeira vez, o Concurso Jovens Criadores, com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e a propósito de Cascais ter sido a Capital Europeia da Juventude em 2018. O objetivo é promover o trabalho artístico e criativo de jovens que se insiram numa das diversas áreas artísticas a concurso —  artes plásticas, arquitetura, arquitetura paisagista, banda desenhada e ilustração, cinema, dança, design gráfico, design de equipamento, fotografia, joalharia, literatura, moda, música e teatro. 

Os participantes têm de ser portugueses ou residentes em território nacional, com idade limite de 30 anos até à data de 31 de dezembro de 2018. No caso de se tratar de um projeto coletivo, são admitidos concorrentes com o máximo de 35 anos feitos até à mesma data, sendo que a média de idades do grupo não pode ultrapassar os 30 anos.  As candidaturas de grupo podem ser constituídas no máximo por 3 elementos, à excepção das categorias de música, teatro e dança, cujo limite passa para os 10 elementos. 

Durante o mês de fevereiro de 2019 a Fundação da Juventude vai organizar a Mostra Nacional dos projetos selecionados, com uma exposição que irá integrar as áreas de arquitetura paisagista, arquitetura, artes plásticas, banda desenhada e ilustração, dança design de equipamento, design gráfico, fotografia, joalharia e moda. Paralelamente vão ser apresentados os espetáculos de dança, teatro e música, uma mostra de cinema, um desfile de moda e vai ser realizado um café literário. A produção, montagem e apresentação pública das obras seleccionadas é da responsabilidade da organização. 

Cinco prémios a cinco obras/projectos de diferentes áreas no valor de 1000 € vão ser atribuídos a cada uma, após duas fases de seleção. Além do prémio monetário 3 representantes serão selecionados para participarem num evento internacional, ainda a definir pela organização do concurso. 

Os projetos devem ser submetidos até às 18h00 do dia 7 de janeiro de 2019, através do endereço www.juventude.pt/jovenscriadores2018, e o regulamento pode ser lido aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Antonio Francisco, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.